Loading...

EUA

O que leva Trump a querer anexar territórios? A resposta sobre a Gronelândia pode estar numa rota chinesa no Ártico

Maria João Tomás analisa os planos de Donald Trump para anexar a Gronelândia, o Canal do Panamá e tornar o Canadá no 51.º estado dos Estados Unidos

Nas últimas semanas, a vontade de Donald Trump em querer comprar a Gronelândia, recuperar o Canal do Panamá e tornar o Canadá no 51.º estado dos Estados Unidos fez escalar tensões. O republicano disse que não exclui a possibilidade de recorrer à força militar ou à coerção económica.

Porque quer Donald Trump comprar a Gronelândia, a maior ilha do mundo?

Quais são os planos de Donald Trump e porque quer anexar estes territórios?

O Canal do Panamá, por exemplo, permite a passagem do Oceano Atlântico para o Oceano Pacífico e é fundamental a nível de exportações. Desde 1999 que está sobre alçada do Panamá, mas a sua jurisdição já foi partilhada entre os dois países. Donald Trump acusa esta passagem de estar sobre domínio chinês e diz-se descontente com as taxas de navegação.

No caso do Canadá, como explica a comentadora Maria João Tomás, o país é um dos principais parceiros económicos dos Estados Unidos. A Gronelândia, território dinamarquês, representa uma localização estratégica entre o Atlântico Norte e o Oceano Ártico.

A presença da China nos quatro cantos do mundo, é uma das principais ameaças à liderança de Donald Trump.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate