Internacional

Shehbaz Sharif é o novo primeiro-ministro do Paquistão

Shehbaz Sharif já tinha chefiado o governo paquistanês entre 11 de abril de 2022 e 14 de agosto de 2023
Shehbaz Sharif já tinha chefiado o governo paquistanês entre 11 de abril de 2022 e 14 de agosto de 2023
ARIF ALI / AFP / GETTY IMAGES

O líder da Liga Muçulmana do Paquistão volta a chefiar o Governo, após uma experiência de quase ano e meio entre 2022 e 2023, na sequência de um acordo de coligação com o rival histórico, o Partido Popular do Paquistão. Shehbaz Sharif deve tomar posse na segunda-feira para um mandato de cinco anos

Shehbaz Sharif foi, este domingo, eleito primeiro-ministro do Paquistão pela Assembleia Nacional após as últimas eleições legislativas, cujo resultado foi contestado pelos apoiantes do principal rival, Imran Khan.

Já chefe de Governo de abril de 2022 a agosto de 2023, Shehbaz Sharif, de 72 anos, foi eleito com 201 votos contra 92 a favor de Omar Ayub Khan, o candidato apoiado pelo ex-primeiro-ministro Imran Khan, três semanas depois das eleições de 8 de fevereiro, manchadas por fortes suspeita de fraude.

Preso desde agosto e condenado a penas pesadas, Imran Khan afirma que a votação foi uma “fraude descarada” apoiada pelo poderoso exército, para impedir o regresso do seu partido ao poder.

Acordos políticos entre famílias

Para regressar ao poder, Shehbaz Sharif e o seu partido, a Liga Muçulmana do Paquistão (PML-N), tiveram de concluir um acordo de coligação com o rival histórico, o Partido Popular do Paquistão (PPP) de Bilawal Bhutto Zardari, e vários outros pequenos partidos.

Em troca, o ex-presidente Asif Ali Zardari (2008-2013), marido da ex-primeira-ministra assassinada Benazir Bhutto e pai de Bilawal, foi nomeado pelo PPP como candidato presidencial conjunto.

A sessão parlamentar deste domingo foi tempestuosa e marcada por trocas de injúrias com apoiantes do muito popular Imran Khan, que precedeu Shehbaz Sharif como primeiro-ministro entre 2018 e 2022, antes de ser deposto por uma moção de censura.

Irmão mais novo de Nawaz Sharif, que foi primeiro-ministro três vezes, Shehbaz Sharif deve tomar posse na segunda-feira para um mandato de cinco anos. No entanto, nenhum primeiro-ministro do Paquistão completou uma legislatura.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate