Internacional

Comité “6 de janeiro” aconselha que Trump seja julgado. Quais as acusações, provas e próximos passos?

20 dezembro 2022 17:56

Ana França

Ana França

Jornalista da secção Internacional

REGRESSO. Donald Trump quer voltar à Casa Branca. No seu ‘resort’ de Mar-a-Lago, anunciou que irá disputar as primárias republicanas

jonathan ernst / reuters

“O nosso sistema de justiça não é dos que permitem que os soldados rasos enfrentem prisão enquanto líderes e cérebros passam incólumes”, disse o democrata Jamie Raskin ao apresentar as conclusões do comité do Congresso que investigou a invasão do Capitólio. Mais de 1000 pessoas foram entrevistadas, há milhares de horas de vídeo por revelar e as conclusões estão num documento de mais de 160 páginas. É claro o esforço por para encontrar potenciais provas contra Trump, mas irá o ex-Presidente ser julgado? Quem toma essa decisão? E isso impede-o de voltar a concorrer à Casa Branca?

20 dezembro 2022 17:56

Ana França

Ana França

Jornalista da secção Internacional

Quais foram, de forma resumida, as conclusões do comité?
Os membros do comité formado para investigar o que se passou no dia 6 de janeiro de 2021 concluíram que a invasão do Capitólio não teria acontecido sem a intervenção de Donald Trump. Isso ficou escrito no documento final com as conclusões do painel. Trump, segundo o mesmo comité, providenciou “ajuda e respaldo aos revoltosos”, violando assim “múltiplas leis federais”.