Exclusivo

Internacional

Os trumpistas quiseram enforcar Mike Pence. O ex-vice-presidente saiu da sombra do chefe e quer fazer-lhe frente

Mike Pence foi vice-presidente de Donald Trump entre 2017 e 2021
Mike Pence foi vice-presidente de Donald Trump entre 2017 e 2021
WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES

Enquanto vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence foi complacente com um dos Presidentes mais desrespeitosos e sem sentido de Estado da história do país. Hoje, critica abertamente Donald Trump, em múltiplas intervenções públicas. “Está a fazer exatamente o que esperaríamos de alguém que está pelo menos a ponderar concorrer à presidência em 2024”, diz ao Expresso o autor de um livro sobre a influência eleitoral dos vice-presidentes americanos

Nos quatro anos que Donald Trump passou na Casa Branca, Mike Pence foi a sua sombra. De olhar vazio e impenetrável, o homem que foi vice-presidente dos Estados Unidos entre 2017 e 2021 nunca esboçou o mínimo sinal de divergência em relação a um dos Presidentes mais polémicos do país, apesar dos sucessivos atropelos e agressões à lei e ao sistema político e judicial por parte do seu chefe.

Voltada a página, e numa altura em que Trump já se lançou na corrida pela reconquista do dcargo, Pence tem vindo a assumir em público o divórcio entre ambos, em múltiplas aparições públicas. “Mike Pence está a fazer exatamente o que esperaríamos de alguém que está pelo menos a ponderar concorrer à presidência em 2024”, diz ao Expresso Christopher Devine, professor de Ciência Política na Universidade de Dayton, Ohio.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MMota@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas