Fotografia confirma chegada de Juan Carlos a Abu Dhabi
A fechar uma semana de muitas especulações sobre o paradeiro de Juan Carlos I surge uma fotografia publicada pelo jornal digital espanhol Nius
A fechar uma semana de muitas especulações sobre o paradeiro de Juan Carlos I surge uma fotografia publicada pelo jornal digital espanhol Nius
Coordenador digital
O antigo chefe de Estado espanhol terá chegado a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU) já na segunda-feira, dia em que a Casa Real anunciou a sua saída da Espanha para o exílio. A informação, que já tinha sido avançada pelo jornal "ABC", ganha agora mais força com a publicação de uma fotografia pelo jornal digital espanhol Nius, tirada na tarde de segunda-feira passada. Nesta, Juan Carlos I é visto a descer as escadas de um avião de máscara posta.
O rei emérito Juan Carlos I terá viajado para o Golfo Pérsico num Global 6500, com matrícula 9H-VBIG, alugado da delegação em Malta da empresa TAG Aviation, dedicado ao mercado dos jatos privados. Segundo as informações avançadas pela imprensa espanhola, o aparelho terá descolado de Vigo na segunda-feira, pelas 10 da manhã. O voo está registado como Paris-Abu Dhabi, mas passou a noite de domingo para segunda na Galiza.
O voo até ao aeroporto AZI de Abu Dhabi, dedicado aos voos executivos, demorou cerca de sete horas. Depois, Don Juan Carlos dirigiu-se de helicóptero até ao hotel Emirates Palace. O "El País" escreve, citando fontes próximas a Juan Carlos I, que Abu Dhabi não será o seu destino final de exílio.
Até ao momento, nem a Casa Real nem o Governo confirmam ou negam o paradeiro de Juan Carlos I. Na terça-feira circularam informações de que Juan Carlos se havia exilado na República Dominicana, via Porto. Também Portugal foi visto como destino do antigo rei espanhol.
Bastará Juan Carlos sair de cena para salvar a monarquia? Este sábado, o Expresso dedica um grande trabalho ao exílio do rei emérito, que esteve na base da instauração da democracia em Espanha, contra os planos de Franco, e que até à queda dos últimos anos foi um embaixador do seu país no mundo.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jmsalvador@expresso.impresa.pt