Exclusivo

Internacional

1940 - Diário de uma Invasão: reunião dramática com Churchill (dia 34)

Churchill visitando o Governo francês pela derradeira ocasião
Churchill visitando o Governo francês pela derradeira ocasião
Getty Images

Pela última vez o primeiro-ministro britânico voa para França e reúne-se com o Governo de Paul Reynaud, para tentar que a defesa francesa não esmoreça

ACONTECIMENTO: Retirada geral

A 12 de Junho de 1940 realiza-se a última reunião em França entre Churchill e os comandantes e governantes franceses que confirmam já não ter reservas para contra-atacar e estar aberto o caminho para Paris. De Gaulle, agora graduado general, está presente como Subsecretário de Estado da Guerra. As forças francesas tentam defender uma segunda linha, agora entre o rio Loire e a fronteira suíça, enquanto a VII divisão Panzer de Rommel chega a Saint Valéry e captura o flanco ocidental do X Exército francês, bem como os sobreviventes da 51ª divisão escocesa do general Fortune.

Na reunião entre os dois governos é posta em cima da mesa a possibilidade de uma retirada para o Norte de África, salvando o material e os soldados que seja possível mas só os pró-britânicos como Reynaud e De Gaulle são favoráveis a esta opção. O generalíssimo francês Weygand, o mesmo que dias depois assinará a rendição francesa, considera a proposta de Churchill “uma desonra inaceitável para as armas francesas”.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler
Relacionados

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RCardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate