Internacional

China. Surto de pneumonia já matou 17 pessoas e está em mutação 

China. Surto de pneumonia já matou 17 pessoas e está em mutação 
FACUNDO ARRIZABALAGA/EPA

Mais de duas mil pessoas que estiveram em contacto com infetados foram entretanto isoladas, informou esta quarta-feira a Comissão Nacional de Saúde chinesa

O novo coronavírus já matou 17 pessoas e está em mutação, confirmaram as autoridades de saúde chinesas esta quarta-feira, conta a Sky News. Numa altura em que estão confirmados 473 casos, teme-se uma propagação em larga escala por ocasião da celebração do Ano Novo Lunar.

Mais de duas mil pessoas que estiveram em contacto com infetados foram entretanto isoladas, informou esta quarta-feira a Comissão Nacional de Saúde.

O novo coronavírus, denominado pneumonia viral, teve origem em dezembro na cidade de Wuhan, na província de Hubei, no centro da China. Além de já ter chegado a outras cidades chinesas, já galgou fronteiras: Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Tailândia, Hong Kong e Taiwan confirmaram casos.

Governo português alerta viajantes

Os viajantes, em especial aos que se desloquem à China e regiões limítrofes, recomenda-se que estejam devidamente informados sobre a evolução da situação e permaneçam atentos aos comunicados publicados nos portais da Direção-Geral da Saúde, do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e da Organização Mundial da Saúde", avisa o Ministério dos Negócios Estrangeiros através do portal das comunidades portuguesas.

O Governo aconselha ainda os viajantes "a efetuar o registo das suas viagens na aplicação Registo Viajante" e os residentes a tratar da "sua inscrição consular ou respetiva atualização".

O ministério lembra que a representação diplomática de Portugal na China é assegurada pela embaixada de Portugal em Pequim e avança que, em caso de urgência, deve ser contactado o número +86 186 1208 7488.

Comité de Emergência da OMS reúne-se para avaliar surto

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reúne-se esta quarta-feira, na Suíça, para o seu comité de emergência avaliar se o surto de coronavírus constitui uma emergência de saúde pública internacional.

A reunião, convocada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, foi agendada depois de conhecido um aumento significativo de casos de infeção respiratória, denominada pneumonia viral, provocada por um novo coronavírus detetado na cidade chinesa de Wuhan.

A ansiedade em torno da doença aumentou depois de um especialista do Governo chinês, Zhong Nanshan, ter anunciado que o novo coronavírus é transmissível entre seres humanos.

O surto surge numa altura em que milhões de chineses viajam, por ocasião do Ano Novo Lunar, a principal festa das famílias chinesas, equivalente ao natal nos países ocidentais. Segundo o ministério chinês dos Transportes, a China deve registar um total de três mil milhões de viagens internas durante os próximos 40 dias.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate