Internacional

GIFs do bebé Yoda estão outra vez em linha

O GIPHY, que os havia retirado, explicou que a Disney nada teve a ver com a ausência temporária deles, e pediu desculpa

Luís M. Faria

Jornalista

O bebé Yoda está de novo em linha. Depois de o banco de dados GIPHY ter retirado do seu site os GIFs do popular personagem da série "The Mandalorian", os protestos foram muitos. Houve quem acusasse a Disney de ter dado um tiro no seu próprio pé, por ter eliminado uma das principais causas de popularidade da série. Mas afinal parece que a empresa do rato Mickey não teve nada a ver com o assunto.

Anunciado que os GIFs foram repostos, a GIPHY explicou: "A semana passada, houve alguma confusão em torno de um certo conteúdo publicado no GIPHY, e nós removemos temporariamente esses GIFs enquanto examinávamos a situação. Pedimos desculpa à Disney e à Vulture pela inconveniência, e temos o prazer de anunciar que os GIFs estão outra vez no GIPHY".

Mesmo empresas muito estritas na defesa do seu copyright, como a Disney, têm geralmente tolerância em relação aos GIFs apresentados por terceiros, sobretudo quando incluem material original - ou seja, quando não se limitam a reproduzir partes de um filme ou uma série pré-existente.

Yoda foi uma das personagens mais populares do Star Wars original, e o encanto de muita gente com a sua versão "bebé" não custa a entender. Mesmo antes de a nova série estrear, GIFs dele já andavam a circular pelo mundo.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate