Internacional

Las Vegas proíbe sem-abrigo de acamparem ou dormirem em algumas ruas

Las Vegas proíbe sem-abrigo de acamparem ou dormirem em algumas ruas
ROBYN BECK/GETTY IMAGES

O objetivo, segundo a mayor de Las Vegas, é incentivar os sem-abrigo a serem encaminhados para centros comunitários e garantir a segurança dos habitantes e dos estabelecimentos comerciais no centro da cidade

A autarquia de Las Vegas aprovou na quarta-feira um decreto-lei que proíbe os sem-abrigo de acamparem ou dormirem nas ruas em algumas zonas da cidade.

Depois de uma longa discussão, os membros do conselho da autarquia deram luz verde à medida que prevê multas no valor de 1000 dólares (903 euros) ou penas de prisão superiores a seis meses.

O objetivo é incentivar os sem-abrigo a aceitarem ajuda ao serem encaminhados para centros comunitários e garantir a segurança dos habitantes e dos estabelecimentos comerciais no centro da cidade.

A mayor de Las Vegas, Carolyn Goodman, explicou que a medida – que entrará em vigor no próximo domingo – só se aplicará “quando estiverem garantidas camas em centros para sem-abrigo na cidade.

Na quarta-feira, dezenas de ativistas, sem-abrigo e advogados protestaram contra a medida controversa, apelando à autarquia para privilegiarem soluções para habitação acessível na cidade. Também várias organizações não-governamentais (ONGs) tecem duras críticas à medida que consideram ser uma “declaração de guerra” contra os mendigos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate