As autoridades britânicas continuam a investigar o caso do camião encontrado em Essex, nos subúrbios de Londres, com 39 corpos sem vida no interior. O motorista, um norte-irlandês de 25 anos, foi detido. A ITV está a avançar que se tratam de cidadãos chineses, mas as autoridades ainda não confirmaram este dado novo.
A investigação, conta o “The Guardian”, fez buscas em duas moradas na Irlanda do Norte, mais exatamente em Co Armagh, durante a madrugada, como consequência do inquérito ao motorista, Mo Robinson, natural de Portadown (Co Armagh), a cerca de 40 minutos de Belfast, a capital norte-irlandesa.
De acordo com “Daily Mail”, as autoridades admitem o cenário de se tratar de uma máfia norte-irlandesa que terá ligações a Varna, a cidade da Bulgária na qual o camião estava registado. O mesmo jornal diz que é “improvável” que o jovem motorista estivesse ciente da natureza da operação.
O “The Guardian” confirma a investigação paralela para ser contextualizado o papel do crime organizado no Reino Unido, que será responsável por casos recentes de tráfico de pessoas. Outro artigo do mesmo diário dá conta de que motoristas revelaram que, embora estejam em choque com o episódio de Essex, era “uma questão de tempo” até acontecer, acusando os controlos nas fronteiras de serem superficiais e insuficientes.
A história
Foram encontrados 39 corpos num contentor de um camião num parque industrial em Essex, a pouco mais de uma hora de Londres, confirmou a polícia local numa conferência de imprensa na quarta-feira de manhã. A comunicação social britânica diz que as vítimas são 38 adultos e um adolescente.
A número 2 da polícia de Essex, Pippa Mills, confirmou que o camião estava no Reino Unido desde sábado. O Ministério das Relações Exteriores da Bulgária revelou posteriormente que o veículo foi registado na Bulgária por uma mulher de nacionalidade irlandesa.
Os corpos foram encontrados antes das duas da manhã por elementos de uma ambulância, que acionaram depois o alarme para as autoridades.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt