Internacional

Já imaginou uma favela com um museu? Em Bombaim vai abrir um

Favela de Dharavi, localizada na cidade de Bombaim, na Índia
Favela de Dharavi, localizada na cidade de Bombaim, na Índia
© Danish Siddiqui / Reuters

Em 2008, a favela de Dharavi, na Índia, ficou conhecida por causa do filme “Quem quer ser Bilionário?”. Mas agora há mais razões para atrair os turistas

Lembra-se do rapaz que vivia numa favela algures na Índia e que ficou conhecido por ganhar o concurso de respostas que oferecia muitos milhões? O filme “Quem quer ser Bilionário”, que estreou em 2009, foi um grande sucesso de Hollywood e tornou a favela de Dharavi uma atração turística da cidade indiana de Bombaim. Mas agora... Dharavi atrai por outras razões.

Dharavi, uma das grandes favelas da Ásia, abrirá ao público, em fevereiro, o seu primeiro museu. Será a primeira favela em todo o mundo a ter um edifício desta natureza. O objetivo é demonstrar os talentos escondidos e criativos dos residentes da favela.

Segundo o diário britânico “The Guardian”, os organizadores do Museu de Design de Dharavi referiram que a sua criação visa desafiar as perceções que as pessoas têm sobre as favelas. Para isso, e durante dois meses, o museu irá exibir diferentes objetos que existem na favela, como cerâmicas, têxteis e artigos reciclados.

Em 2010, o príncipe Charlos de Inglaterra afirmou que Dharavi era um exemplo notável de como viver de forma sustentável, elogiando o hábito de reciclagem dos moradores.

No total, Bombaim tem 20 milhões de habitantes, metade dos quais vive em favelas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate