Já imaginou uma favela com um museu? Em Bombaim vai abrir um

Em 2008, a favela de Dharavi, na Índia, ficou conhecida por causa do filme “Quem quer ser Bilionário?”. Mas agora há mais razões para atrair os turistas
Em 2008, a favela de Dharavi, na Índia, ficou conhecida por causa do filme “Quem quer ser Bilionário?”. Mas agora há mais razões para atrair os turistas
Lembra-se do rapaz que vivia numa favela algures na Índia e que ficou conhecido por ganhar o concurso de respostas que oferecia muitos milhões? O filme “Quem quer ser Bilionário”, que estreou em 2009, foi um grande sucesso de Hollywood e tornou a favela de Dharavi uma atração turística da cidade indiana de Bombaim. Mas agora... Dharavi atrai por outras razões.
Dharavi, uma das grandes favelas da Ásia, abrirá ao público, em fevereiro, o seu primeiro museu. Será a primeira favela em todo o mundo a ter um edifício desta natureza. O objetivo é demonstrar os talentos escondidos e criativos dos residentes da favela.
Segundo o diário britânico “The Guardian”, os organizadores do Museu de Design de Dharavi referiram que a sua criação visa desafiar as perceções que as pessoas têm sobre as favelas. Para isso, e durante dois meses, o museu irá exibir diferentes objetos que existem na favela, como cerâmicas, têxteis e artigos reciclados.
Em 2010, o príncipe Charlos de Inglaterra afirmou que Dharavi era um exemplo notável de como viver de forma sustentável, elogiando o hábito de reciclagem dos moradores.
No total, Bombaim tem 20 milhões de habitantes, metade dos quais vive em favelas.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt