Após mais de dois anos de pandemia, o setor da aviação está a recuperar a sua vitalidade, sobretudo nas viagens de lazer. Nas de negócios, o processo está a fazer-se mais lentamente, já que a tecnologia, através das teleconferências, ganhou espaço na forma como as empresas trabalham, depois de serem obrigadas a adaptarem-se ao “novo normal” imposto pela covid-19 e agora pela inflação, os preços da energia e pela escassez de mão de obra. Uma realidade que, e de acordo com índice BTI (Business Travel Index), o relatório anual da GBTA — Global Business Travel Association, organização internacional focada no setor das viagens de negócios, está a atirar a total recuperação deste segmento para 2025 ou mesmo 2026. Ainda assim, segundo o mesmo relatório, espera-se que até ao final deste ano os gastos globais com viagens de negócios aumentem 33,8%.
Mão-cheia de vantagens
A GBTA entrevistou recentemente mais de 500 viajantes de negócios e decisores sobre orçamentos de viagens executivas em quatro regiões do globo. No geral, o sentimento é positivo, embora haja preocupação com o quadro macroeconómico global, já que 85% dos viajantes garantem precisar de viajar para atingir as suas metas de negócios. Na verdade, o contacto pessoal com clientes e parceiros não só é importante para o negócio como também para os colaboradores, que assim se sentem mais valorizados e motivados. Entre as vantagens do turismo de negócios, como a participação em feiras, conferências e outros eventos internacionais, está o reforço e alargamento das redes de contactos, com maior possibilidade de encontrar novos clientes, e a aquisição de novos conhecimentos que o contacto pessoal proporciona. Por este motivo, as viagens em trabalho não devem ser encaradas como um custo para as empresas, mas sim como um investimento. É o que se deduz de outro relatório, o “Global Economic Impact 2022 – Global Trends” do WTTC (World Travel & Tourism Council), o qual destaca que as viagens de negócios são um catalisador para o crescimento: são essenciais para os relacionamentos, investimentos e cadeias de abastecimento e logística que suportam fluxos de comércio internacional. Assim o valor das reuniões presenciais não pode ser subestimado, pois nunca serão completamente substituídas por reuniões online.
Dado que as viagens de negócios são vitais para muitos setores da economia global, é importante que todas as partes interessadas unam forças para encontrar soluções para ajudar na sua recuperação.
Uma companhia aérea que pensa em tudo
Pela rapidez e comodidade em geral, grande número de empresas opta pelo avião para as suas viagens de trabalho. A TAP Air Portugal está ciente desta preferência e por isso disponibiliza múltiplas vantagens aos viajantes. São exemplo a flexibilidade de alteração de viagem sem custos com as tarifas Classic e Plus; e as pontes aéreas entre Lisboa e Portim Funchal e Madrid, que permitem alteração de voo gratuita no próprio dia.
A Classe Executiva, oferece uma gastronomia e entretenimento únicos, tudo para que se sinta verdadeiramente “nas nuvens” até chegar ao seu destino: qualquer um numa vasta rede que o leva a qualquer parte do globo a partir dos quatro continentes onde a companhia opera (Europa, África, América do Norte e América do Sul).
O programa para empresas
Para responder às necessidades específicas dos executivos, a TAP oferece ao segmento Corporate uma série de produtos e serviços com benefícios adequados a cada empresa. Se ainda não é membro, seja qual for a dimensão da sua organização, damos-lhe boas razões para aderir. Senão, vejamos.
No caso das grandes empresas, com elevado volume anual de viagens, a companhia oferece condições exclusivas. Para as pequenas e médias empresas, existe o programa TAP Corporate, que permite acumular saldo sempre que os colaboradores viajam. Esse saldo poderá ser descontado em voos, serviços e produtos TAP.
O programa TAP Corporate é gratuito e não tem requisitos mínimos de volume de viagens anual para inscrição. Além disso, enquanto a empresa acumula saldo, os colaboradores continuam a acumular milhas através do Programa TAP Miles&Go, que podem ser convertidas em descontos, viagens, extras para os voos e outras vantagens.
Setenta e sete anos de experiência fizeram da TAP uma companhia de eleição, pelo que voar na companhia aérea nacional é ter uma experiência de viagem diferenciadora, em que sempre que estiver a voar está a ganhar. Bons voos!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt