PUB

Parcerias com locadoras aceleram mobilidade sustentável

Parcerias com locadoras aceleram mobilidade sustentável

A transição energética está a acelerar no setor dos transportes, com cada vez mais veículos eletrificados a rodar nas estradas portuguesas. A EDP Comercial está a acompanhar de perto o processo, posicionando-se ao lado de parceiros estratégicos, como é o caso das locadoras, para promover a mobilidade elétrica junto de particulares e empresas

Há seis anos, 195 nações comprometiam-se a limitar o aquecimento global do planeta até meados deste século, ao subscrever o Acordo de Paris. Agora, o mundo está de olhos postos na 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), à espera de ações decisivas e abrangentes para atingir as metas de descarbonização das economias então traçadas. O que se encontra em cima da mesa é redução de emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 55%, até 2030, por comparação com os valores de 1990, que permitam manter o aumento da temperatura global em 1,5 graus centígrados acima da temperatura da era pré-industrial.

A União Europeia está na vanguarda do combate às alterações climáticas, estabelecendo políticas e estratégias muito concretas e tem vindo a pedir esforços a todos os Estados-membros para o seu cumprimento.

PORTUGAL COM PLANO AMBICIOSO

O ano passado, o Governo lançou o Plano Nacional de Energia e Clima, um instrumento de políticas energéticas que prevê, até ao final desta década, reduzir entre 45% e 55% (40% no setor dos transportes) as emissões de gases com efeito de estufa face a 2005 e aumentar em 20% a utilização de energia proveniente de fontes renováveis nos transportes. Este setor é responsável por uma parte significativa das emissões, sobretudo o rodoviário, que, segundo a Agência Europeia do Ambiente, contribui com 72% de emissões nocivas. As medidas anunciadas, entre outras, visam, a bem da saúde do planeta, alcançar a neutralidade carbónica em 2050. Mas, o objetivo é desafiante. O que fazer, então, para ajudar a atingir estas metas ambiciosas?

A ESPERANÇA NA MOBILIDADE ELÉTRICA

Sabia que os veículos elétricos emitem, em média, quase três vezes menos CO2 do que os movidos a gasolina ou gasóleo? E que, em Portugal, no popular segmento médio familiar, já é mais barato ter um elétrico do que um carro a gasóleo ou gasolina, com uma diferença de 100 euros mensais de poupanças? A mobilidade elétrica está a “dar cartas”, revelando-se, por isso, essencial neste processo de transição energética. Tão verdade que, dos 308 milhões de veículos que rodam atualmente nas estradas europeias, 3 milhões já são elétricos.

Com as marcas automóveis a apostar fortemente neste segmento e os serviços associados, como o carregamento público e privado, em melhoria contínua, o mercado dos veículos elétricos está em franco crescimento. As vendas de veículos ligeiros totalmente elétricos atingiram, em outubro, um novo recorde mensal. De acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), os carros deste segmento matriculados o mês passado ultrapassaram a fasquia das 1600 unidades.

O PAPEL DO RENTING NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DO SETOR AUTOMÓVEL

Há já várias décadas que o renting marca posição no mercado automóvel, sendo uma solução alternativa à aquisição de viaturas, libertando os utilizadores de preocupações e riscos associados à sua propriedade. Uma vez que é a empresa locadora, a proprietária do veículo, o cliente não assume o investimento inicial de adquirir um carro elétrico nem precisa de se preocupar com a desvalorização do mesmo ou com tendências de mercado ao nível da motorização. No final do contrato, poderá sempre escolher outra viatura com motorização diferente.

Por outro lado, os custos de manutenção, seguro, revisão, troca de pneus, impostos, obrigações legais e dos serviços que escolha para o seu contrato estão também assegurados.

O renting é, por todos estes motivos, uma solução com diversas vantagens e uma tendência de mobilidade crescente, garantindo flexibilidade, eficiência e um compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social, incluindo todos os serviços necessários à utilização de uma viatura, tudo incluído numa renda mensal fixa e por um prazo e quilometragem predefinidos.

OS PARCEIROS CERTOS PARA A MOBILIDADE ELÉTRICA DO FUTURO

Para a EDP Comercial, enquanto fornecedora de soluções de carregamento elétrico, é fundamental garantir o acompanhamento dos clientes da Mobilidade Elétrica ao longo da sua jornada. “Queremos estar junto do cliente desde o primeiro momento e apoiá-lo na aquisição da sua viatura elétrica, para o informar sobre a solução mais adequada aos seus padrões de mobilidade e às características da sua viatura e domicílio. Queremos garantir, também, que os clientes tomam a decisão acertada entre os diversos produtos e serviços que disponibilizamos, tornando esta transição para a mobilidade elétrica e a sua experiência de carregamento mais simples e cada vez mais digital”, diz Gonçalo Castelo Branco, diretor de Mobilidade Inteligente da EDP Comercial, sublinhando ainda que para garantir esse acompanhamento e proximidade ao cliente, “é muito importante estarmos também junto dos parceiros certos”.

Gonçalo Castelo Branco, diretor de Mobilidade Inteligente da EDP Comercial

As soluções de leasing e renting têm vindo a tornar-se uma opção cada vez mais popular, tanto para particulares como para empresas, no momento da escolha de um veículo elétrico.

“As empresas estão a apostar na sustentabilidade e na responsabilidade social e ambiental, pelo que se nota que a mobilidade elétrica é um tema central do futuro das suas frotas. Até porque, apesar de as frotas corporativas representarem apenas 20% do total de veículos na Europa, percorrem 40% dos quilómetros totais e são responsáveis por metade das emissões de dióxido de carbono. São, assim, um segmento onde é prioritária essa transição para uma frota elétrica”, acrescenta o responsável. Neste contexto, parceiros como as empresas locadoras podem ser vistas como “aceleradoras” desta transição, desempenhando um papel ativo e essencial na transição energética do setor automóvel português.

A EDP Comercial acredita que, nesta alteração do paradigma, a colaboração entre os diferentes agentes do ecossistema é essencial para responder aos vários desafios lançados pela eletrificação, garantindo em paralelo uma otimização da experiência de cliente. “As parcerias com as locadoras, como a Arval, a Kinto Mobility e a Locarent, são um exemplo das relações que procuramos fomentar em benefício da criação de valor para os seus clientes, que são também os nossos clientes de soluções de carregamento, oferecendo desta forma soluções integradas, simples e convenientes para carregar em casa, na empresa e na via pública e colocando o foco na simplicidade do processo, com o cliente no centro da solução”, remata Gonçalo Castelo Branco.

Esta oferta integrada cobre tanto as soluções para carregamento em casa ou na empresa, mas também benefícios relacionados com o cartão Mobilidade Elétrica EDP, para o carregamento público na rede MOBI.E.

O EXEMPLO DA ARVAL

A parceria entre a EDP Comercial e a Arval, empresa do Grupo BNP Paribas, permite aos clientes desta locadora, para além do aluguer da viatura elétrica, usufruírem de um serviço de consultoria especializada em frotas ecológicas com condições especiais nas soluções Mobilidade Elétrica EDP, como é o caso de uma solução de carregadores para casa ou empresa e do cartão Mobilidade Elétrica EDP. Este cartão possibilita carregar uma viatura nos postos de carregamento públicos da rede MOBI.E e traz múltiplas vantagens, entre elas um desconto negociado para clientes Arval e uma única fatura mensal com todos os carregamentos.

Roberto da Fonseca, diretor-geral da Arval

De acordo com Roberto da Fonseca, diretor-geral da Arval, esta parceria faz parte da estratégia de mobilidade sustentável do Grupo BNP Paribas em Portugal e tem como principal objetivo oferecer aos clientes da locadora uma solução integrada de mobilidade elétrica. “Esta parceria permite à Arval desenhar, para os seus clientes, uma solução tailor-made para cada tipo de necessidade, quer seja na estrada, com o Cartão Mobilidade EDP, quer seja em casa ou no escritório, através das suas soluções de carregamento para viaturas”. As expectativas são grandes e desafiantes, acrescenta o responsável, tendo em conta “o compromisso que o Grupo assumiu, de forma transversal, em matéria de sustentabilidade, através de uma profunda transformação das suas atividades, mas, sobretudo, através da mobilização de todos os seus recursos no apoio dos seus clientes, na transição para uma economia mais sustentável. Esperamos que a mesma possa ser uma referência para outros setores de atividade e outros tipos de empresas”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate