PUB

Madrid, uma cidade como a vida

Madrid, uma cidade como a vida
iStock/SHansche

Se há cidades que nunca param, a capital espanhola é a líder do pelotão. Aqui há uma energia única, que se resume numa única expressão: “Que ambiente!”

Há locais assim, dos quais queremos fazer parte, mais do que nos sentirmos em casa. Em Madrid, há algo no ar, na temperatura ou na energia, que invade quem chega de sensações positivas. O sol, quase sempre brilhante, poderá ajudar a explicá-lo, porque gente tão calorosa não surge por acaso, nem a vontade de percorrer estas ruas. E ao fazê-lo, depressa se percebe o quanto aqui se vive, como a vida por aqui frui, celebrada a cada recanto das suas ruas, nos animados mercados, nas ruidosas esplanadas ou na simples placidez de um jardim, onde a festa acontece a cada noite de verão.

Basta seguir o som da música e dos risos. É caso para dizer que se a vida fosse uma cidade, o seu nome seria Madrid. E, apesar de toda esta vertigem, não há melhor local no mundo para se poder praticar aquilo a que se convencionou chamar slow tourism. Porque, lá está, Madrid convida-nos a ser como ela, tranquila, mas também inquieta, capaz de despertar a curiosidade e a capacidade de assombro a cada passo, de uma forma alegre e inspiradora, que nos faz desejá-la cada vez mais – e ter muito mais tempo para lhe dedicar.

Paisagem cultural

Uma das melhores formas de Madrid se dar a conhecer é percorrer, sem pressas, as suas ruas, praças, jardins e avenidas, mas se à paisagem urbana se juntar um pouco de arte, cultura e história, então a experiência será muito mais completa e enriquecedora, tal como a vida.

Uma das melhores zonas para sentir esta memória viva da cidade é conhecida como Madrid Real, o bairro situado entre o Palácio Real e a Plaza de Oriente, rodeado pelos lindíssimos Jardins Sabatini e do Campo del Moro, que inclui ainda o Teatro Real e seus arredores. Entre os vários edifícios históricos, destacam-se, por exemplo, o famoso Palácio de Liria, um edifício neoclássico que ainda hoje é a moradia principal da influente Casa de Alba e cuja área museológica, situada no primeiro piso, pode ser visitada pelo público.

Posada del Peine (à direita), um dos hotéis mais antigos de Espanha e o mais antigo de Madrid
TURESPAÑA

À sua volta, diversos palácios e edifícios reais criam um ambiente único de património, história e natureza, que envolve o visitante na herança e tradição de Madrid enquanto sede das cortes reais e do próprio Estado espanhol ao longo dos últimos séculos de história. Um refúgio outrora exclusivamente principesco agora usufruído por todos, habitantes locais e visitantes, onde o passado se mistura com o presente na construção de um futuro cada vez mais inclusivo, tal como Madrid, onde a história se mistura, também, com a vida do dia a dia: pastelarias, cafés e lojas para todos os gostos – das mais tradicionais às mais arrojadas, que deram outra vida à tradição do artesanato madrileno.

O passeio pode continuar depois pela emblemática Plaza Mayor e daí seguir, talvez, até à Puerta del Sol, baixando depois pela conhecida Calle Alcalá, para visitar o famoso “triângulo da arte”, composto pelos museus do Prado, Thyssen-Bornemisza e Reina Sofia. Ou então partir à descoberta de outros locais quiçá menos óbvios, como o Museu de Artes Decorativas, o Observatório Astronómico Real ou o Jardim Botânico. E depois aproveitar talvez, para respirar o ar puro do Retiro, esse enorme enclave verde em pleno centro da capital, feito de sol, água e natureza, porque a vida também é feita destas pausas, como os madrilenos tão bem sabem.

O flamenco e o mundo inteiro à mesa de uma cidade

Apesar das centenas de quilómetros que separam Madrid da província da Andaluzia, é na capital que a música, dança e canto flamenco, Património da Humanidade desde 2010, tem uma das suas máximas representações. Trata-se do “tablao” do Corral de la Morería que, com mais de 60 anos de existência, é considerado o mais antigo e famoso do mundo.

O Corral de la Morería é uma instituição do flamenco na capital espanhola
Turespaña

Outro património imaterial da cidade é a gastronomia, a sua e dos outros, porque em Madrid todos são bem-vindos. Aliás, esta variedade de sabores que aqui se encontram e se misturam, de toda a Espanha e de todo o planeta, é quase única a nível mundial. Do chef mais sofisticado às tabernas mais tradicionais, são cerca de três mil os restaurantes existentes na capital, sendo que tendência dos últimos anos é um encontro entre estas duas realidades aparentemente tão distintas, materializado numa nova cozinha, feita de produtos autóctones e sabores castiços, mas nem por isso menos criativa.

Mas quem preferir a tradição, tal e qual ela sempre foi, também tem muito por onde escolher, entre restaurantes centenários, que além de toda uma história dedicada ao bem servir, são hoje também espaços culturais e turísticos indissociáveis da vida da cidade. E nesta constelação, há quem brilhe ainda mais, como as 20 estrelas Michelin que Madrid ostenta na lapela e a tornam numa das capitais mundiais da boa mesa.

Um dos mais recentes astros desta exclusiva galáxia é o Saddle, um restaurante liderado pelo chef Adolfo Santos, que arrecadou a sua primeira estrela Michelin em dezembro de do ano passado. Destacam-se ainda o DiverXo, de Dabiz Muñoz, com três estrelas; o Coque, de Mario Sandoval, con duas; ou o El Invernadero, de Rodrigo de la Calle, que além de ter confirmado a sua estrela na edição de 2021 do prestigiado guia, recebeu também a nova estrela Verde, criada para dar visibilidade aos restaurantes comprometidos com uma gastronomia sustentável.

Alta cozinha e tabernas tradicionais, Madrid tem um pouco das duas
Turespaña

Mas como em Roma se deve ser romano, também em Madrid há que fazer como os de lá, ou seja “ir de tapas”. E neste campo volta a imperar a imaginação e criatividade, como se constata nas diferentes rotas de “tapeo” existentes na cidade, em bairros como La Latina, Malasaña ou Chamberí, que se especializaram neste tipo de prato, sinónimo de partilha e de convívio. Porque em Madrid a comida não é só saboreada mas também vivida, em conjunto com aqueles de quem mais gostamos – como tudo o resto.

Saiba mais sobre Madrid e siga a cidade no Instagram, Facebook e YouTube.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate