Hyundai i 20: O encanto dos pequenos
Candidato na classe Citadino do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.
Candidato na classe Citadino do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.
Contrariando a tendência dominante nas marcas europeias que se traduziu no desaparecimento da maior parte dos modelos do segmento A (ou seja dos pequenos citadinos, do Ford Ka ao Opel Karl ou ao Citroën C1), os fabricantes coreanos e japoneses não deitaram a toalha ao chão e continuam a produzir carros citadinos interessantes. Os preços de venda de carros destes dificilmente acomodariam o acréscimo de custo resultante da adopção de soluções tecnologicamente mais sofisticadas, fossem estas híbridas ou eléctricas. Donde, só há (pelo menos para já) uma solução: pequenos motores a gasolina devidamente “vitaminados”, seja por via electrónica, seja pela utilização de turbocompressores. Consegue-se, assim, que motores com 900 cm3 de cilindrada debitem 100 cavalos (ou mesmo mais) sem por isso apresentarem consumos e emissões assustadores.
Exemplo desta tendência é o novo Hyundai i 20. Não sendo um citadino dos mais maneirinhos (como o seu irmão mais pequeno i 10 ou a Space Star da Mitsubishi) tem, apesar de tudo, uma vocação mais urbana que outra coisa. Na versão de três cilindros tanto pode ter caixa manual de seis velocidades (caso do modelo que ensaiei) como automática de dupla embraiagem. E esta última é uma verdadeira bênção no trânsito citadino, nomeadamente o destes dias de compras, Natal e Ano Novo. Quanto a espaço, conseguem-se acomodar cinco pessoas a bordo … se não tiverem porte atlético.
Muita rotação mas pouco binário
Aqui está um carro desafiante de guiar. Não por ter reacções caprichosas em curva ou travagem mas porque se quisermos consumos aceitáveis (abaixo dos sete litros de gasolina aos cem) temos mesmo que nos esmerar. Em cidade não vale a pena puxar pelo motor porque obteremos mais barulho que andamento. O regime ideal de troca de mudanças ocorre a rotações relativamente baixas. Já em auto-estrada, até se conseguem gastar 5,5 litros… contanto que não passemos dos 100 ou 110 km/h. Ou seja de que guiemos em modo zen e ignoremos as urgências da vida moderna.
FICHA TÉCNICA
Hyundai i 20
Hatchback, 5 portas, 5 lugares
Preço Base: 17339,52€
PVP (acresce o custo da pintura) : 22872,87€
Motor 3 cilindros, gasolina, 998 cm3
Potência (cv/rpm) 100 (4500 a 6000)
Binário (Nm/rpm) 171,6 (1500 a 4000)
Caixa manual seis velocidades (existe versão automática)
Velocidade máxima (km/h) 188
Aceleração (0-100 km/h em segundos) 10,4
Bagageira (l) 352
Depósito de combustível (l) 40
Comprimento/largura/altura (m) 4,04/1,78/1,45
Consumo combinado (l/100 km) 5.4
Emissões combinadas de CO2 (g/km) 124
PVP s/despesas: 21650,00€
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RCardoso@expresso.impresa.pt