BYD Seal: A arma secreta chinesa
Candidato na classe Elétrico do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.
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É hoje patente que a indústria automóvel chinesa ganhou um avanço importante em diversos campos, o principal dos quais é o fabrico de baterias e a produção em larga escala (conseguida, entre outras coisas, graças à disponibilidade de matérias-primas para tal, desde elementos raros da Tabela Periódica, as chamadas Terras Raras, a lítio e outros). Seria apenas uma questão de tempo até se lançar à conquista da Europa, não só exportando os seus carros, como investindo localmente em fábricas (recordem-se a notícias desta semana no Expresso sobre a projectada instalação em Sines de uma fábrica de baterias da chinesa CALB). Resumindo, a indústria chinesa consegue construir carros que não diferem substancialmente dos europeus (superando-os nalguns aspectos como seja na capacidade das baterias) mas sendo, em geral, mais baratos.
E não se trata apenas (nem principalmente) de veículos pequenos e utilitários (de que é exemplo o modelo eléctrico da Dacia produzido na China, o Spring) mas de SUV, berlinas ou sedans. Neste caso, o BYD Seal apresenta-se como um sedan desportivo e, de facto, o seu desempenho, mesmo na versão Design, a menos vitaminada, é convincente: mais de 300 cavalos e apenas 5,8 segundos para acelerar dos 0 aos 100km/h. Traz, do ponto de vista do equipamento, tudo o que se poderia desejar: projecção virtual das informações no pára-brisas (head-up display), bancos dianteiros aquecidos ou refrigerados, tecto panorâmico e ecrã táctil rotativo. E tudo isto a partir dos € 47 mil.
Aperfeiçoar a comunicação a bordo
O BYD Seal padece de problemas de juventude nesta chegada a Portugal. Não se trata da bateria, dos travões ou da direcção mas da comunicação com o condutor. O mapa digital dá indicações imprecisas sobre curvas apertadas que, afinal não estão lá. Nos túneis da CRIL, a seis metros de profundidade, alerta-se para uma “zona escolar” (provavelmente na nossa vertical, a uma cota superior). Algumas mensagens estão escritas noutra língua que não o português de Portugal: “dirige acima da velocidade limite”, está em “feixe alto” (em português diz-se máximos) ou “dica quente” (para uma indicação sobre o carregamento).
FICHA TÉCNICA
BYD Seal Design
Sedan 5 portas, 5 lugares
Preço-base (€) N.D.
PVP (€) 46990
Motor eléctrico e bateria LFP 82,5 kWh
Potência (cv) 313
Binário (Nm) N.D.
Velocidade máxima (km/h) 180
Aceleração (0-100 km/h em segundos) 5,9
Bagageira (l) 400 + 53 (compartimento dianteiro)
Comprimento/largura/altura (m) 4,80/1,88/1,46
Autonomia 570 km WLTP
Tempo de carregamento 26 minutos (carga ultra rápida até 80%)
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RCardoso@expresso.impresa.pt