Carro do Ano

BYD Han: Quando o luxo é asiático

Candidato na classe Familiar do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.

BYD Han

A ofensiva eléctrica chinesa no mercado automóvel europeu é uma realidade. Não só veio para ficar, como poderá ganhar novos contornos com a abertura de fábricas, tanto de baterias (como a anunciada para Sines), como de automóveis (a BYD pretende começar a produzir os seus carros na Hungria). Os construtores chineses beneficiam de três coisas: posse de matérias-primas essenciais (lítio, terras raras, etc), domínio de toda a cadeia de produção desde as baterias aos motores, carroçarias, electrónica, etc e, finalmente, capacidade para produzir a preços mais baixos que a concorrência, tanto europeia, como norte-americana ou oriental (Japão e Coreia do Sul).

Seja do ponto de vista do design, seja da qualidade industrial, produzem carros que já não estão a anos-luz dos outros e são vendidos a preços mais que competitivos. Se isso é patente nos segmentos mais baixos, é-o ainda mais nos topos de gama de que são exemplo o coupé desportivo BYD Seal referido na edição de 26 de Janeiro e, agora, o sedan BYD Han. Este último é uma viatura de luxo com alguma imponência (5 m de comprimento), bem equipada e à qual não faltam atributos técnicos: potência acima dos 500 cv, autonomia da ordem do meio milhar de quilómetros (em ciclo combinado) e acelerações dignas de um desportivo, ou seja dos zero aos cem quilómetros à hora em menos der quatro segundos. Tudo isto a partir dos € 72000, para os quais devemos olhar, não em termos absolutos mas comparativos, trate-se de carros europeus, japoneses ou coreanos.

Acelera que nem um desportivo

Basta olhar para este carro para perceber que não foi feito para disputar corridas: o BYD Han é grande, largo, pesado, cheio de equipamento e imaginamo-lo à porta de um grande escritório, da sede de um banco ou de um hotel de luxo. Dificilmente o imaginaríamos numa pista de ensaios mas foi isso que aconteceu. No Autódromo do Estoril, num comparativo dos 28 concorrentes às diversas categorias do Carro do Ano, fez valer os seus atributos. Deixou para trás, citadinos, utilitários e SUV, térmicos e híbridos, batendo-se de igual para igual com os desportivos: fez valer os seus 500 cv passando num ápice de curva para curva, agarrando-se ao asfalto onde era preciso curvar depressa e travando irrepreensivelmente no final das rectas. E não foi feito para estas brincadeiras. Que faria se tivesse sido…

FICHA TÉCNICA

BYD Han

Sedan, 5 portas, 5 lugares

Preço-base (€) N.D.

PVP (€) desde 72570

Um motor eléctrico em cada eixo+bateria LFP (sem cobalto) de 85,4 kWh

Potência (cv) 517

Binário (Nm) N.D.

Velocidade máxima (km/h) 180

Aceleração (0-100 km/h em segundos) 3,9

Bagageira (l) 410

Comprimento/largura/altura (m) 4,99/1,91/1,49

Autonomia combinada 521 km (WLTP)

Carregamento rápido (120 kW) 38 minutos (80% da capacidade)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RCardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate