Acelerador de Sustentabilidade

Como acelerar para um turismo mais sustentável?

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O Expresso associou-se ao BPI num novo projeto chamado Acelerador de Sustentabilidade dirigido, maioritariamente, a Pequenas e Médias Empresas (PME). A terceira sessão de formação abordou as questões mais prementes do turismo sustentável

Ao todo, no âmbito deste projeto, vão realizar-se 6 sessões de formação, uma por mês. Cada uma destas sessões e guias terá um tema diferente, sendo que a primeira de todas se centrou na problemática da descarbonização (clique AQUI para rever a sessão), a segunda nas energias renováveis (clique AQUI para rever a sessão) e a terceira no turismo sustentável.

Mas por que razão pensar o turismo é tão importante para garantir um futuro mais sustentável?

Porque o turismo gera 1 em cada 10 empregos no mundo, representa cerca de 10% do PIB global e 8 a 11% das emissões de gases de efeito de estufa. Além disso, 1% do consumo de água está relacionado com atividade turística. Se queremos atingir os objetivos traçados não podemos fugir à mudança necessária de este sector.

A sessão sobre turismo sustentável foi orientada pelos seguintes formadores:

  • Luis Veiga Martins, CSO da Nova School of Business and Economics
  • Sandra Primitivo, Executive Diector da EY
  • Ana Costa, Sustainability and Blue Economy Lead da Beta-i
  • Cláudia Almeida, Diretora Executiva do BPI

Acelerador de Sustentabilidade: Turismo Sustentável

Saiba quais são os pontos-chave sobre esta temática e o que podem as empresas começar já a fazer:

  • “A sustentabilidade do turismo já está presente, mas hoje em dia é ainda mais explícita com toda a agenda que neste momento existe”, lembra Luis Veiga Martins, CSO da Nova School of Business and Economics;

  • O Turismo Sustentável cobre os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos em 2015;

  • “Todos nós temos hábitos diferentes em casa do que temos nos hotéis, quando estamos a viajar”, acrescenta Luís Veiga Martins, referindo-se aos exemplos mais óbvios como o consumo de água e energia, sendo que os estabelecimentos turísticos têm o dever de sensibilizar os seus clientes para estas questões;

  • Os grandes desafios do turismo sustentável: preservação dos recursos naturais, promoção do bem-estar da comunidade local, redução da sazonalidade da procura, limitar o impacto ambiental dos trasnportes ligados ao turismo, melhorar a qualidade do emprego no sector e limitar os impactos negativos em determinados destinos turísticos;

  • A antecipação de políticas estratégicas e de regulamentação, que impactam também o turismo, evita penalizações futuras;

  • As grandes preocupações do turismo sustentável: turismo de massas e o seu impacto nos ecossistemas e apropriação dos benefícios no que respeita à sua partição entre as populações locais e os operadores turísticos;

  • Segundo os dados recolhido pela organização mundial de Turismo (presentes num relatório de 2022), "a maioria dos países tem preocupações de natureza sustentável nos seus planos nacionais de turismo”, explica Sandra Primitivo, Executive Diector da EY;

  • Nem todos os domínios de desenvolvimento sustentável estão presentes em todos os países, por exemplo: a eficiência energética, a reciclagem ou a redução de emissões. “Em muito poucos países está contemplada a questão dos resíduos alimentares, onde a hotelaria tem um contributo importante”, conta Sandra Primitivo;

  • A Suécia, a Finlândia e a Áustria lideram a lista de países mais comprometidos com a sustentabilidade. Portugal ocupa a 20ª posição nesta lista;

  • Projetos emblemáticos para os quais as empresas devem olhar: Hotel Energy Solutions, The One Planet Sustainable Tourism Programme e o Plano Nacional de Turismo;

  • Estão disponíveis apoios públicos no valor e €3 mil e 500 milhões de fundos públicos até 2030 provenientes do PRR, do Portugal 2030 e do Turismo de Portugal (com candidaturas permanentemente abertas). “São estes os fundos que nos vão enquadrar para financiar a sustentabilidade do turismo”, sublinha Cláudia Almeida, Diretora Executiva do BPI

  • Os apoios do PRR para as empresas têm um valor de €672 milhões;

  • O que se pretende com os apoios ao turismo por parte do Turismo de Portugal? Ter um turismo mais sustentável, responsável e inteligente; Estes apoios cobrem micro e PME's e entidades públicas;

  • O Portugal 2030 foca-se na questão do emprego mais sustentável, descarbonização da economia e reforço das infraestruturas energéticas;

  • O BPI tem quatro linhas direccionadas para o tema do turismo mais sustentável: Linha BPI/ESG empresas; Linha BPI/PRR; Linha BEI/Eficiência Energética e Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 2021 - Turismo de Portugal;

  • “O nome de Portugal e a nossa cultura é também defendida pelo sector do turismo e por isso é tão relevante fazermos a associação entre sustentabilidade e turismo” diz Ana Costa, Sustainability and Blue Economy Lead da Beta-i;

  • Cada vez mais no sector do turismo os turistas são entendidos como pessoas ligadas à preservação do património natural do país que visita. “Não nos interessa um turismo de massas, mas sim um turista mais consciente”, reforça Ana Costa;

  • O “The Journey” é um programa internacional de inovação aberta, promovido pelo Turismo de Portugal;

  • Ter um turista mais consciente pode mudar também a forma de operar das empresas. O sector vínico é um bom exemplo de como se pode trabalhar a agricultura sustentável, adicionando outros serviços e experiências, como as visitas às vinhas ou o alojamento em hotéis que pertencem à mesma empresa;

  • O sector do turismo funciona em comunidade e o objetivo das parcerias estratégicas é, muitas vezes, apresentarmo-nos enquanto um todo, como sendo uma marca, neste caso, a marca Portugal;

  • As empresas no sector do turismo devem olhar para a sustentabilidade como uma oportunidade.

O próximo workshop será sobre agricultura sustentável. A este juntam-se outros temas que serão posteriormente abordados, tais como: imobiliário mais sustentável e, ainda, economia circular.

O Acelerador de Sustentabilidade é uma iniciativa que consiste na realização de sessões de formação (workshops online) onde se apresentam estratégias, conselhos e passos para descarbonizar e ter um negócio sustentável, dentro daquilo que são os objetivos europeus e mundiais.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

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