Geração E

Dois dias depois de estrear, “Rabo de Peixe” já está no top da Netflix em 11 países

Dois dias depois de estrear, “Rabo de Peixe” já está no top da Netflix em 11 países
PAULO GOULART/NETFLIX

Segunda série portuguesa a ser lançada pela Netflix, “Rabo de Peixe” já entrou na lista de favoritos de mais de uma dezena dos mercados da gigante do streaming

Dois dias depois de estrear, “Rabo de Peixe” já está no top da Netflix em 11 países

Pedro Miguel Coelho

Jornalista e coordenador das redes sociais do Expresso

"Rabo de Peixe", série portuguesa lançada pela Netflix esta sexta-feira (26), já chegou ao top das séries mais vistas da plataforma de streaming em 11 países, mostram os dados referentes a domingo (28).

De acordo com o portal FlixPatrol, que compila os dados dos topes mundiais das várias empresas do setor, a história passada nos Açores é líder do top em Portugal, e chega ao quarto lugar entre as séries mais vistas pelos subscritores do Luxemburgo e Espanha.

Outros países a colocar “Rabo de Peixe” na lista de preferências são as Baamas, Grécia, Itália, Malta, Polónia, Roménia, Suíça e Uruguai. Estes índices mostram uma estreia mais promissora do que a da primeira aposta nacional da plataforma, a série histórica “Glória”, que apenas conseguiu figurar nas listas de Portugal e Luxemburgo.

“Gostava que um dia tivéssemos a Netflix em Portugal, que não fosse apenas um apêndice de Espanha”

Em entrevista ao Expresso, ainda antes da estreia, o protagonista da série, José Condessa, realça, “o mundo do streaming é tão forte e tão artisticamente completo que devemos ambicionar trabalhar para o mundo".

O ator sublinha que a evolução da ficção nacional está a fazer-se tendo como alicerce a qualidade das equipas nacionais: “A qualidade dos atores portugueses e termos uma mão de obra muito mais barata do que noutros países europeus, mas que tem muita qualidade. Vimos isso em 2022, quando “Velocidade Furiosa X” e a prequela de “A Guerra dos Tronos”, entre outros, foram filmados cá, e sempre com equipas técnicas portuguesas. Gostava que um dia tivéssemos a Netflix em Portugal, que não fosse apenas um apêndice de Espanha”.

“Rabo de Peixe” é uma história sobre a vila açoriana onde “nada acontece”, reza a sinopse. Ou onde nada acontecia, “até que uma tonelada de cocaína dá à costa, mudando por completo a vida dos seus residentes”. É este acontecimento que espoleta os desenvolvimentos do enredo em que Eduardo (José Condessa), um jovem pescador, e os seus melhores amigos montam um negócio improvisado com a inesperada dádiva do Oceano Atlântico.

No entanto, uma tonelada de cocaína não passa despercebida. “Os proprietários da droga, a polícia e uma série de personagens imprevisíveis são apenas alguns dos obstáculos que os protagonistas terão de enfrentar, numa perigosa aventura da qual não há retorno possível”, adianta a Netflix.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pmcoelho@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate