Expresso

Design digital do Expresso vence dois prémios no European Newspaper Award

Design digital do Expresso vence dois prémios no European Newspaper Award

São considerados como os Óscares do design editorial e distinguiram o Expresso nas categorias de "storytelling multimédia" e “infografia online e digital”. Veja aqui os vencedores

A reportagem “Sem Chão Para Criar” e a infografia digital “Os caminhos do 25 de Abril” foram distinguidos na 26.ª edição European Newspaper Award, considerados como os Óscares do design editorial. O anúncio foi feito esta quinta-feira e a cerimónia de entrega dos prémios está marcada para junho deste ano em Viena, Áustria.

Sem chão para criar: artistas e clubes recreativos empurrados para fora de Lisboa” venceu na categoria “storytelling multimédia”. Esta reportagem multimédia, que faz um retrato das associações culturais e os clubes recreativos que estão a desaparecer do centro de Lisboa, tem o web design de Tiago Pereira Santos, o grafismo de Eric Hanu, Carlos Paes e Tiago Pereira Santos, conta com a infografia de Sofia Miguel Rosa e o web development de João Melancia. O texto é de Rúben Tiago Pereira e as fotografias de José Fernandes.

Na categoria “Infografia online e infografia animada” foi distinguido a narrativa “Os caminhos do 25 de Abril: de onde saíram, a que horas e por onde andaram nos militares que fizeram a Revolução”. O trabalho, publicado para assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos, dá conta das 24 horas daquele dia. Da madrugada até à noite, este é um mapa que conta a história passo a passo e ao minuto de um dia irrepetível.

A infografia e narrativa visual é assinada por Sofia Miguel Rosa, o web design é de Tiago Pereira Santos e o web development de João Melancia. O texto é de José Pedro Castanheira.

No total, o Expresso venceu 14 prémios nesta edição dos European Newspaper Award. Ao “storytelling multimédia” e “infografia online e animada”, juntam-se uma distinção em "páginas da Revista", uma em "visualização", duas em "storytelling visual e alternativo", outras duas em "infografia estática", três em “infografia com mapas” e duas em “suplementos”.

Os prémios principais foram atribuídos ao jornal local português “JM Madeira”, ao regional espanhol “el Periódico”, à publicação de distribuição nacional neerlandesa “Trouw” e ao semanário alemão “Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung”. O “Público” e o “Diário de Notícias da Madeira" foram outras das publicações portuguesas a serem distinguidas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate