Tu tens "Voto na Matéria"! Descobre os oito poderes que vêm diretamente da democracia

Fazes ideia do poder que a democracia te dá e da importância de teres uma participação ativa? Se respondeste sim, continua a ler este texto!
Fazes ideia do poder que a democracia te dá e da importância de teres uma participação ativa? Se respondeste sim, continua a ler este texto!
Diretora editorial Expressinho
Designer gráfica Expressinho
Estamos em abril, o mês da Revolução dos Cravos, que nos deu a liberdade depois de quase meio século de ditadura (podes conhecer aqui a mulher que transformou o 25 de Abril na Revolução dos Cravos).
Para celebrar este grande marco da nossa História, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril tem desenvolvido diversas iniciativas para todos, incluindo o público mais jovem. Uma das últimas foi a campanha #TensPoder, à qual se associou uma banda sonora original.
Chama-se “Voto na Matéria” e foi criada por artistas entre os 12 e os 18 anos, em parceria com a Academia de Música Urbana Skoola e a cantora e compositora Carolina Deslandes. Consciente dos teus deveres, ouve, partilha e comenta-a com os teus amigos.
“Criámos a campanha #TensPoder para o público mais jovem, ao qual temos dedicado particular atenção nestas Comemorações. Queremos que recebam o legado do 25 de Abril, que compreendam que conquistas representou e que mantenham presente a importância de defendê-las e de continuá-las. Isso significa saberem que têm direitos, mas também deveres", referiu em comunicado Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
"Pretendemos contribuir para que os jovens tomem consciência de que são fundamentais à construção de uma sociedade melhor, mais justa, mais livre, mais participada e mais democrática”, acrescentou.
Em 50anos25abril.pt encontras muitas histórias de quem está a usar o seu poder para melhorar a qualidade da nossa democracia, além de eventos comemorativos (até 2026) e mais projetos interessantes - como a Mypolis, uma associação que promove a literacia democrática e a participação cívica dos jovens.
Tens o poder de participar. Podes votar – é um direito e um dever. Podes também ser eleito.
Tens o poder de falar e exprimir as tuas opiniões. Está garantida a liberdade de pensamento, expressão e informação.
Tens o poder de criar sem medo de censuras ou punições. Podes criar a tua associação ou a tua empresa.
Tens o poder de colaborar e participar. Podes fundar uma associação, um partido, uma comissão de trabalhadores. Podes juntar-te aos que já existem.
Tens o poder de aprender e de ensinar. Tens direito à educação e à cultura.
Tens o poder de divergir. Tens direito a ser diferente dos outros. Nenhuma pessoa pode ser discriminada com base em critérios como aça, género ou religião.
Tens o poder para trabalhar livremente. Podes fazer greve para reivindicar melhores condições de trabalho.
Tens o poder de amar em condições de plena igualdade, sem interferência do Estado. Tens o dever de respeitar as escolhas dos outros.
E tu? O que vais fazer com o(s) teu(s) poder(es)?
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: expressinho@estrelaseouricos.pt