Expressinho

Há uma nova "voz" na inteligência artificial: Amália é o "ChatGPT" português

Há uma nova "voz" na inteligência artificial: Amália é o "ChatGPT" português

A inteligência artificial (IA) fala cada vez mais a nossa língua – e agora tem um toque bem português. Chama-se Amália e é a primeira IA desenvolvida especificamente para compreender e comunicar em português europeu. Estará disponível para todos em junho de 2026

Há uma nova "voz" na inteligência artificial: Amália é o "ChatGPT" português

Joana Leitão

Diretora editorial Expressinho

Em breve, não vai precisar de pedir ao ChatGPT para escrever em português de Portugal. Já foi lançada a versão beta (primeira versão) do grande modelo de linguagem (LLM - Large Language Model) português, que se chama Amália, como a nossa conhecida fadista.

Este modelo foi apresentado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na Web Summit, em novembro do ano passado, e estará disponível em “open source”, ou seja, para o público em geral, em 2026. Por enquanto, apenas os centros de investigação envolvidos no projeto conseguem ter acesso.

O lançamento estava prometido para o final do primeiro trimestre de 2025, mas os portugueses terão de esperar mais de um ano. A informação foi confirmada ao jornal ECO por uma fonte oficial dos ministérios da Juventude e Modernização e da Educação, Ciência e Inovação.

O que é um LLM?

Krot Studio

Um LLM (Large Language Model) é um sistema de inteligência artificial capaz de entender e produzir texto de forma semelhante a um ser humano. Funciona como um cérebro digital que aprende a partir de grandes volumes de informação e pode ser integrado em diferentes aplicações, como chatbots, assistentes virtuais, motores de pesquisa e programas que respondem automaticamente a perguntas.

O que distingue este modelo de IA?

Desenvolvido com a mesma tecnologia do ChatGPT, este modelo de IA consegue compreender e responder a instruções em formato de texto, com base no que aprendeu. Apesar de haver pouca informação sobre o funcionamento detalhado do Amália, sabemos que tem o objetivo de fortalecer a presença do português europeu na inteligência artificial, valorizar a cultura e a história do nosso país.

O Amália vai poder ser usado na educação (como tutor virtual), na Administração Pública (para simplificar serviços) e no crescimento das empresas.

São algumas das entidades envolvidas neste processo: Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Telecomunicações, Instituto Superior Técnico, Universidades de Coimbra, Porto e Minho, Beira Interior e Évora.

Amália: algumas curiosidades

  • O nome Amália vem de uma sigla que significa Assistente Multimodal Automático de Linguagem com Inteligência Artificial.
  • Este Amália não canta, mas sabe muito sobre a língua portuguesa, já que foi treinado com quatro biliões de palavras, para conseguir perceber e escrever de forma natural, tal como falamos.
  • Além de compreender textos, o Amália também vai conseguir trabalhar com imagens e sons, tornando-se um assistente inteligente muito completo.
  • Para aprender tudo isto, o Amália está a ser treinado num supercomputador muito poderoso, chamado MareNostrum 5, que fica em Barcelona. Portugal tem uma parte importante deste supercomputador, tornando-o ainda mais forte.
  • Este projeto faz parte de um plano maior, que quer criar modelos de inteligência artificial para todas as línguas da União Europeia, através do projeto EuroLLM. Assim, cada país pode ter um assistente inteligente que compreenda o melhor possível a sua língua e cultura!
  • Os dados em português foram extraídos e filtrados a partir do Arquivo.PT.

Sabias que...

A IA combina áreas como a linguística e a computação e está presente tanto nas tecnologias do dia a dia, como nas pesquisas online? O Processamento de Linguagem Natural (PLN) permite que as máquinas compreendam e respondam melhor aos utilizadores, mas os modelos existentes foram desenvolvidos, sobretudo, para inglês.

O Arquivo.pt destaca-se como a maior base de dados textuais em português de Portugal, oferecendo acesso aberto para investigação em PLN.

Costumas usar o ChatGPT?

Encontra aqui algumas dicas, que podes partilhar com os teus professores.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: expressinho@estrelaseouricos.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate