Exclusivo

Transportes

Portugal é um país de carros velhos, sobretudo a gasóleo e com muitos usados importados, mas os elétricos começam a dar nas vistas

Portugal é um país de carros velhos, sobretudo a gasóleo e com muitos usados importados, mas os elétricos começam a dar nas vistas

No seu retrato anual do sector, a ACAP sublinha que 41.757 matrículas de novos carros eram 100% elétricos, o que representa 20% do total das vendas, mas apenas 3% dos automóveis em circulação nas estradas nacionais

Portugal é um país de carros velhos, sobretudo a gasóleo e com muitos usados importados, mas os elétricos começam a dar nas vistas

Vítor Andrade

Coordenador de Economia

No total, chegaram às estradas portuguesas 209.715 novos automóveis ligeiros de passageiros em 2024, ou seja, mais 5,1% em comparação com o ano anterior.

No entanto, e de acordo do o ‘retrato do sector’, divulgado esta quinta-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), conclui-se que “o parque automóvel português continua a apresentar números pouco sustentáveis”, com a esmagadora maioria dos carros em circulação movidos a combustíveis fosseis, sobretudo a gasóleo, que representam 55% do total. Os automóveis com motores a gasolina perfazem 36% e os elétricos apenas 3% do total. Os restantes são movidos a outro tipo de energias, como por exemplo GPL.

Por outro lado, e ainda segundo a mesma fonte, em 2024 estavam a circular nas estradas nacionais cerca de 1,5 milhão de automóveis com mais de 20 anos de idade.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: VAndrade@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate