Pela primeira vez na Europa a quota de carros elétricos vendidos supera a dos carros a gasóleo
No acumulado do ano, de janeiro a outubro, foram comercializados na Europa 1,2 milhões de carros elétricos, um aumento de 53,1% em comparação com o mesmo período do ano passado. Carros a gasolina são os mais vendidos, seguidos dos híbridos
A venda de carros elétricos a nível europeu, durante o mês de outubro, aumentou 36,3%, face ao mesmo mês do ano anterior, atingindo as 121.808 unidades, contra uma quebra de 13,2% na venda de carros a diesel.
Aquele tipo de veículos automóveis movidos a eletricidade representam agora um quota de 14,2% do total das vendas, ultrapassando pela primeira vez a quota dos carros a gasóleo, que se situou nos 12% registada naquele mês.
Em valores absolutos, no acumulado do ano foram comercializados na Europa 1,2 milhões de carros elétricos, um amento de 53,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados constam do relatório mensal da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, na sigla em inglês), e foram divulgados esta terça-feira. De acordo com a mesma fonte, “os automóveis híbridos garantiram o segundo lugar nas vendas, com 28,6% de quota de mercado, enquanto os automóveis a gasolina mantiveram a liderança, embora tenham diminuído para 33,4% em outubro”.
De acordo com a ACEA, vários mercados contribuíram para a expansão do segmento dos elétricos, com aumentos percentuais de três dígitos, especialmente na Bélgica (+147,3%) e na Dinamarca (+100,7%). Após um abrandamento em setembro, a Alemanha – o maior mercado para automóveis elétricos – cresceu modestamente (+4,3%) em outubro, segundo a mesma fonte.
Por outro lado, e ainda de acordo com a ACEA, o mercado de automóveis a gasóleo na União Europeia continuou a diminuir em outubro, tendo registado uma quebra de 13,2%, como já foi referido atrás.
Aquela associação conclui que “esta queda foi evidente na maioria dos mercados, incluindo os quatro maiores: França (-29,4%), Espanha (-20,2%), Alemanha (-4,6%) e Itália (-3,7%). Os automóveis a gasóleo têm agora uma quota de mercado de 12%, abaixo dos 15,9% de outubro do ano passado”.