Transportes

Reclamações sobre carros elétricos e híbridos 'disparam' 84% até outubro

Reclamações sobre carros elétricos e híbridos 'disparam' 84% até outubro
José Fernandes
O número de reclamações dirigidas ao sector automóvel em geral apresentou, segundo o Portal da Queixa, um crescimento de 48.3% , comparativamente ao período homólogo de 2022
Reclamações sobre carros elétricos e híbridos 'disparam' 84% até outubro

Vítor Andrade

Coordenador de Economia

As reclamações relacionadas com veículos elétricos e híbridos aumentaram 84%, de janeiro a outubro de 2023, comparativamente ao mesmo período do ano passado.

Esta é uma das conclusões de um relatório do Portal da Queixa divulgado esta quinta-feira, e que indica ainda que, “enquanto em 2022, uma em cada 13 reclamações publicadas era referente a veículos elétricos ou híbridos. Este ano, passou para uma em cada 10 queixas”.

“A Renault, Peugeot e Hyundai são as marcas que apresentam o maior número de reclamações no enquadramento de veículos elétricos e híbridos”, pode ler-se ainda nas conclusões daquele relatório.

Queixas sobre automóveis em geral aumentam 48,3%

O mesmo documento indica que o número de reclamações dirigidas ao sector automóvel em geral apresentou um crescimento de 48.3%, comparativamente com o período homólogo de 2022, e um aumento de 44% em relação ao mesmo período de 2021.

Da análise das 31 marcas visadas no levantamento do Portal da Queixa, as francesas Peugeot, Renault, Dacia e Citroën foram as que registaram o maior volume de queixas em 2023. Somadas, concentram 45.3% de todas as queixas contra o sector.

O estudo coloca entre as marca com o maior aumento de reclamações, face a 2022, a Dacia Portugal, a BMW, a Renault, a Hyundai e a Peugeot.

AdBlue lidera as reclamações

O principal motivo que está na base das reclamações, em 2023, está relacionado com o líquido de antipoluição, o AdBlue, que é adicionado num depósito próprio, com uma entrada ao lado da que serve para os combustíveis convencionais.

O problema está concentrado principalmente na marca Peugeot que, de acordo com o relatório do Portal da Queixa, é responsável por 49% das reclamações sobre aquele tema.

Homens são quem reclama mais

Os dados analisados apontam, segundo o relatório, para um predomínio de reclamações registadas por homens: 70%. A média geral de idade é de 47.3 anos, havendo predomínio na faixa dos 45 a 54 anos e 35 a 44 anos.

A nível geográfico, Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos onde mais se reclama contra o sector automóvel.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: VAndrade@expresso.impresa.pt

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