Indústria

Produção automóvel em Portugal caiu 35,5% em setembro, pressionada pela paragem da Autoeuropa

Produção automóvel em Portugal caiu 35,5% em setembro, pressionada pela paragem da Autoeuropa
JOSE SENA GOULÃO/LUSA

A queda na produção automóvel no mês passado foi de 35,5%, num período em que a Autoeuropa avançou com uma suspensão temporária da produção por falta de componentes. Em termos acumulados, nos primeiros nove meses do ano a produção cresceu 7,5%

A produção automóvel portuguesa caiu 35,5% no mês de setembro face ao período homólogo, negativamente impactada pela paragem temporária da maior fábrica do setor no País, a Autoeuropa.

De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), divulgados esta terça-feira, 17 de setembro, a produção de veículos em Portugal totalizou 14.514 carros em setembro.

Por falta de componentes devido às dificuldades de produção de um fabricante esloveno, a Autoeuropa suspendeu a produção a 11 de setembro, tendo retomado a laboração a 2 de outubro, mais de um mês antes do previsto.

Porém, no acumulado do ano, registou-se um aumento na comparação com o período homólogo. De janeiro a setembro foram produzidos 236.039 automóveis, o que significa uma subida de 7,5%.

“A informação estatística relativa ao ano de 2023 confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 97,9% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”, realça a ACAP em comunicado.

Os maiores clientes de carros nacionais são os países europeus, com o Velho Continente a representar 88,6% das exportações de veículos em setembro. Entre os países com maior quota estão a Alemanha, com 18,8%; França, com 15,1%; Itália, com 12,7%; e Espanha, com 9,4%.

“Em termos de grandes regiões, o mercado asiático, liderado pelo Japão (2,8%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal com 5,6% das exportações. África encontra-se no terceiro lugar com 2,4% das exportações de veículos automóveis fabricados em Portugal”, detalha a ACAP.

No que toca à montagem de veículos automóveis pesados, em setembro estas cifraram-se nos 23 veículos, um aumento homólogo de 76,9%. De janeiro a setembro, foram montados 137 veículos, o que significou uma queda homóloga de 4,2%

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate