A empresa britânica Savannah Resources, promotora do projeto de exploração de lítio do Barroso, em Portugal, vai pela primeira vez ter um presidente executivo (CEO) português, tendo nomeado para esse cargo Emanuel Proença, gestor que durante os últimos anos liderou o negócio de biocombustíveis da Prio.
Emanuel Proença inicia funções a 18 de setembro. Dale Ferguson, que era o CEO interino da Savannah, permanecerá na empresa, voltando ao cargo de diretor técnico da empresa, informou a Savannah em comunicado esta terça-feira.
Durante nove anos a Savannah Resources, que tem a sua sede em Londres, foi liderada por David Archer, que abandonou o cargo de CEO em 2022.
“Estou entusiasmado por me juntar à Savannah como CEO, para ajudar a empresa a atingir o seu objetivo de se tornar um produtor responsável de lítio em Portugal e um elemento fundamental da cadeia de valor das baterias de lítio e da mobilidade elétrica, em rápido crescimento na Europa”, comentou Emanuel Proença, citado no comunicado da empresa.
“Estou satisfeito com a qualidade do projeto e a robustez do trabalho realizado até ao momento, mas estou ciente de que o projeto preocupa algumas partes interessadas”, acrescentou o gestor.
Emanuel Proença, que antes da Prio passou por uma empresa de rolhas de cortiça e que iniciou a carreira no Boston Consulting Group, defendeu há pouco mais de um mês, em entrevista ao Expresso, a necessidade de mudança do setor da mobilidade, devido à “considerável” pegada carbónica dos transportes.
Agora à frente da Savannah terá em mãos o projeto de lítio do Barroso, já com declaração de impacto ambiental favorável. O objetivo da empresa é iniciar a produção em 2026, produzindo lítio suficiente para meio milhão de baterias de veículos por ano
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt