Portugal ocupa o sexto lugar do Europe’s Leading Start-Up Hubs 2024, um ranking que distingue os principais hubs de startups na Europa em 2024, elaborado pelo jornal ‘Financial Times’ em colaboração com a Statista, uma empresa especializada em estatísticas e dados de mercado.
A lista publicada esta quinta-feira pelo ‘Financial Times’, que pode ser consultada aqui, mostra que no Top 10 das melhores plataformas para incubar startups na Europa há duas de Portugal. A que tem a melhor pontuação, no sétimo lugar do ranking de 125 entidades, é a Startup Braga.
A Startup Lisboa - Unicorn Factory, um projeto idealizado pela Câmara Municipal de Lisboa, conseguiu obter o 10º lugar. “A Fábrica de Unicórnios é importante porque gera valor para a cidade. Cria emprego, dá oportunidades aos jovens e ajuda-os ter condições para viver melhor em Lisboa", disse o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, em comunicado. "Depois da Capital Europeia da Inovação, esta distinção é o sinal de que o projeto está a ganhar visibilidade em todo o mundo”, afirmou ainda.
Também a Casa do Impacto, um projeto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a única startup da lista dedicada em exclusivo a problemas sociais e ambientais, foi distinguida pelo ranking.
Existem ainda mais três plataformas portuguesas distinguidas por esta iniciativa: Building Global Innovators, Instituto Pedro Nunes e Beta-i.
Notícia atualizada às 18:11h com declarações do presidente da Câmara de Lisboa.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: colaboradordi28@expresso.impresa.pt