Na próxima segunda-feira os preços de venda ao público dos combustíveis rodoviários deverão voltar a ter variações divergentes, à semelhança do que ocorreu esta semana. Segundo indicou ao Expresso fonte do sector petrolífero, a gasolina deverá encarecer em 2,5 cêntimos por litro, ao passo que o gasóleo poderá baixar 2 cêntimos.
Esta semana, segundo os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia, o preço médio da gasolina simples em Portugal subiu 1,8 cêntimos por litro, enquanto o do gasóleo recuou 0,1 cêntimos.
O novo aumento da gasolina reflete um aumento da cotação internacional deste refinado, cujo preço médio desta semana (até ao início da manhã desta sexta-feira) era superior ao valor médio da cotação da gasolina na semana anterior. Já a cotação do gasóleo registou a tendência inversa, com a cotação média desta semana a ficar abaixo da verificada na semana anterior.
O brent (crude de referência na Europa), por seu turno, teve uma subida ao longo desta semana, estando atualmente a ser transacionado em torno de 78 dólares por barril, face a pouco mais de 73 dólares na passada sexta-feira.
Se se confirmarem as variações projetadas para a próxima semana, a gasolina deverá chegar a 1,694 euros por litro, em termos médios a nível nacional, o valor mais alto em dois meses. Já o gasóleo cairá para cerca de 1,48 euros por litro, um mínimo desde dezembro de 2021.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes