Bolsa e Mercados

Voltou a loucura da Gamestop: ações voam acima dos 70% pouco depois da abertura de bolsa

Voltou a loucura da Gamestop: ações voam acima dos 70% pouco depois da abertura de bolsa
Michael M. Santiago/Getty Images

Ações da Gamestop chegam a disparar 73% no início da sessão bolsista desta segunda-feira. Foram transacionados nos 12 primeiros minutos 1,8 mil milhões de euros em títulos da retalhista

Depois de duas semanas frenéticas e de uma certa acalmia recente, as ações da Gamestop começaram a sessão desta segunda-feira, 3 de junho, em forte alta, tendo chegado a “voar” mais de 73%. A meio da tarde, já cotavam com ganhos mais modestos, a rondar os 33%. Segundo a Reuters, que cita dados da LSEG, foram negociados o equivalente a 1,9 mil milhões de dólares (cerca de 1,8 mil milhões de euros ao câmbio atual) em ações da Gamestop nos primeiros 12 minutos da sessão norte-americana.

Eram ganhos amplamente esperados pelos mercados. Segundo a Bloomberg, esta segunda-feira, no pré-mercado (mercado secundário no qual há lugar a negociação de títulos fora dos horários regulares da Bolsa), as ações da Gamestop chegaram a disparar mais de 100%.

Se a Gamestop tivesse transportado integralmente este “pico” na cotação para a sessão desta segunda-feira, poderia ter mais do que duplicado a capitalização de mercado com que encerrou a sessão de sexta, superior a 7 mil milhões de dólares (6,5 mil milhões de euros). Posto isto, o que estará a motivar isto tudo?

A causa das subidas

A Gamestop voltou a ser o centro das atenções nas últimas semanas. E isto três anos volvidos do momento em que o Reddit conseguiu vencer (por momentos) os fundos especuladores que apostavam na queda do preço das ações de empresas com fracas perspetivas, as chamadas meme stocks - o caso da Gamestop, uma retalhista de jogos norte-americana, com centenas de lojas físicas, numa época em que o digital é rei.

Chegamos à primavera de 2024 e os utilizadores do Reddit (uma rede em que pessoas de todo o mundo debatem os mais variados temas) voltaram à carga motivados pelo regresso às redes sociais de “Roaring Kitty” (de nome civil Keith Gill, o grande instigador da loucura bolsista do início de 2021). No dia 13 de maio, inspirados por esta volta à vida, muitos dos que participaram com o seu próprio dinheiro na investida de há três anos voltaram a fazê-lo, provocando subidas de mais de 100% do preço das ações da Gamestop e a suspensão por três vezes das negociações dos títulos nesse dia.

No dia 15, as ordens de compra das meme stocks, incluindo as da Gamestop, já não foram tão fervilhantes, o que provocou correções fortes nos preços. De qualquer das formas, conseguiram causar danos significativos: 2 mil milhões de euros de perdas, só nos primeiros dois dias, para os hedge funds que “apostavam” na desvalorização destes títulos, segundo a S3 Partners.

Este domingo, a euforia seria reavivada depois de Gill ter publicado no Reddit, reativando a sua conta há muito adormecida, uma captura de ecrã em que dava conta da compra de 5 milhões de ações da Gamestop a 23,14 dólares (21,33 euros) e da existência de 120 mil opções de compra de ações, a 20 dólares (18,4 euros) cada, com data-limite de 21 de junho deste ano, avaliadas num total de 65,7 milhões de dólares (60,6 milhões de euros). Um total de 116 milhões de dólares (107 milhões de euros) aparentemente investidos na Gamestop, calcula a Reuters. O que terá espoletado as valorizações desta segunda-feira.

Texto atualizado às 15h38 com detalhes relativos ao arranque da sessão bolsista desta segunda-feira

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate