Bolsa e Mercados

E ao terceiro dia, a euforia com Gamestop e outras "meme stocks" esmoreceu

E ao terceiro dia, a euforia com Gamestop e outras "meme stocks" esmoreceu
Michael M. Santiago/Getty Images
As cotações das empresas cujas ações são também conhecidas como meme stocks estão a desvalorizar com força ao terceiro dia da semana, depois de dois dias consecutivos a disparar

Depois de duas sessões com fortes ganhos diários na bolsa de Wall Street, nos Estados Unidos, as ações da Gamestop e restantes meme stocks estão a derrapar nesta quarta-feira.

A vendedora de videojogos norte-americana acumulou uma subida de 190% entre o final da sessão de sexta-feira e de terça-feira, para os 51 dólares por ação. Mas esta quarta-feira a sua cotação está em queda livre (-32%), regressando à casa dos 30 dólares.

O mesmo acontece com outras meme stocks - grupo de empresas em que este grupo de investidores reunidos na rede social Reddit decide investir - como a rede de cinemas AMC (-20%), a Tupperware (-14%) ou a fabricante de headphones Koss (-23%).

A causar este novo súbito interesse neste tipo de empresas esteve o regresso de Keith Gill às redes sociais, depois de ter estado ausente desde 2021. Nesse ano, esse conjunto de pequenos investidores juntou-se no Reddit para tentar destronar fundos de investimento gigantes em Wall Street.

Para isso, investiram em força na subida das ações de empresas em que esses fundos apostavam que desvalorizavam. A grande protagonista deste movimento foi a Gamestop.

Nessa altura, esse grupo de milhões de investidores amadores espalhados por todo o mundo conseguiu provocar fortes perdas em muitos fundos de investimentos, como o Melvin Capital, mas que viriam a recuperar no longo-prazo.

Desta vez, e de acordo com os dados da S3 Partners, as primeiras duas sessões provocaram um dano de 2 mil milhões de dólares a estes hedge funds que continuam a investir na queda das ações da Gamestop. Ainda assim, a fase da euforia aparenta ser mais curta do que em 2021, uma vez que a escalada das ações não durou três dias seguidos.

Depois de a publicação no X (antigo Twitter), no domingo à noite, ter provocado este sobressalto em Wall Street, Keith Gill continuou a partilhar “memes” e vídeos na sua conta, mas o interesse do seu grupo de investidores desvaneceu.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: galmeida@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate