Vendas no comércio cresceram 3,2% em março

Aumento nos primeiros três meses do ano foi de 1,1% face ao mesmo período do ano passado, o que representa uma aceleração de 2,2 pontos percentuais
Aumento nos primeiros três meses do ano foi de 1,1% face ao mesmo período do ano passado, o que representa uma aceleração de 2,2 pontos percentuais
Jornalista
As vendas no comércio aumentaram 3,2% em março face a igual mês do ano passado e 2,5 pontos percentuais face ao mês anterior. Já no que respeita ao conjunto dos primeiros três meses do ano, aumentaram 1,1% face ao mesmo período do ano passado, o que representa uma aceleração de 2,2 pontos percentuais (p.p) face ao trimestre anterior.
Os dados revelados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o comércio a retalho teve um aumento de 0,4%, enquanto o comércio por grosso registou um crescimento de 5,5%, revertendo uma tendência negativa no mês anterior.
Os produtos alimentares aceleraram 2,6 p.p., para uma variação de 5,1%, enquanto os produtos não alimentares diminuíram 2,5%.
“O comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos e o Comércio a retalho, exceto de veículos automóveis e motociclos aumentaram 4,6% e 0,9%, respetivamente, enquanto o Comércio por grosso, exceto de veículos automóveis e motociclos cresceu 0,7% (variações de 4,8%, 1,4% e de -3,6% em fevereiro)”, explicou o INE.
Os índices de emprego e remunerações também apresentaram variações positivas, com aumentos de 1,4% e 7,4%, respetivamente. No entanto houve uma ligeira diminuição de 0,5% nas horas trabalhadas em março, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em termos mensais, os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas registaram aumentos de 0,2%, 2,7% e 5,5%% respetivamente. Estes números indicam uma tendência de crescimento contínuo no setor, apesar das flutuações sazonais.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt