Economia

Elon Musk deixa mesmo de ser CEO do Twitter (quando encontrar um "tolo" que o substitua)

Elon Musk deixa mesmo de ser CEO do Twitter (quando encontrar um "tolo" que o substitua)
DADO RUVIC

Milionário deverá deixar liderança da rede social do passarinho azul, depois de ter prometido respeitar os resultados de uma sondagem publicada na sua conta pessoal

Elon Musk deverá mesmo deixar a liderança do Twitter. "Vou renunciar ao cargo de CEO assim que encontrar alguém suficientemente tolo para assumir o cargo! Depois disso, vou apenas liderar as equipas de software e servidores”, escreveu numa publicação na rede social durante a madrugada desta quarta-feira.

Na semana passada, o milionário - notoriamente ativo na rede social, onde comenta assuntos diversos e interage com outros utilizadores regularmente - divulgou na sua conta pessoal uma sondagem em que perguntava aos utilizadores se devia deixar o cargo de CEO. “Vou respeitar os resultados desta sondagem”, prometeu.

Minutos depois avisava: “como diz o ditado, tenham cuidado com o que desejam, porque podem mesmo consegui-lo”.

Quase dois dias depois, Elon Musk deu sinal de que deverá efetivamente cumprir o que prometeu.

Os resultados finais revelam que 57,5% dos utilizadores votaram a favor do afastamento, face a 42,5% de votos “não”. A votação teve uma participação que chegou aos 17 milhões de utilizadores durante as 12 horas que esteve aberta (fechou às 11h de Lisboa na segunda-feira).

Desde que comprou e assumiu a liderança do Twitter, a 27 de outubro deste ano, Musk tem estado envolto em sucessivas polémicas. Em menos de dois meses, despediu centenas de pessoas, tentou passar a cobrar pela verificação de contas, reativou contas suspensas permanentemente por discurso de ódio e incitação à violência (como as de Trump e de Kanye West) e suspendeu contas de jornalistas, humoristas e outros utilizadores seus críticos. Como resultado, vários grandes anunciantes retiraram as suas campanhas publicitárias da rede social.

Esta não foi a primeira vez que Musk cria sondagens deste género para tomar decisões sobre os seus negócios.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas