Economia

Corticeira Amorim cria parceira para fazer rolhas capsuladas

António Rios de Amorim, presidente executivo da Corticeira Amorim
António Rios de Amorim, presidente executivo da Corticeira Amorim
João Girão

Crescimento da procura de rolhas capsuladas justifica a parceria que junta a Amorim Bartop e a J.C. Ribeiro com uma novo fábrica no horizonte

A Corticeira Amorim tem mais uma participada, dedicada às rolhas capsuladas, a Elfverson - Investimentos e Participações, detida em partes iguais pela sua filial Amorim Bartop e pela J.C. Ribeiro SGPS, anunciou a empresa esta quarta-feira.

Um dos objetivos desta parceria é a construção de uma unidade de produção de componentes no concelho da Feira, refere a corticeira em comunicado enviado à CMVM.

"Tanto a Amorim Bartop como a J.C. Ribeiro SGPS têm vindo a constatar um crescimento da procura de rolhas capsuladas por parte dos seus clientes, nomeadamente de rolhas com cápsula de madeira", justifica.

"As cápsulas de madeira constituem um componente (“Componente”) das rolhas capsuladas, cujo fabrico exige recurso a novas tecnologias, por forma a assegurar qualidade e exclusividade do produto final", explica a empresa liderada por António Rios Amorim.

A joint-venture foi concretizada através de um aumento do capital social da Elfverson - Investimentos e Participações, SA "no montante total de aproximadamente 14,3 milhões de euros, realizado por entradas em dinheiro da J.C. Ribeiro, SGPS e por entradas em espécie da Amorim Bartop através da entrega de 27.000 ações representativas da totalidade do capital social da Elfverson & Co Aktiebolag, sociedade sueca que se dedica exclusivamente à fabricação e comercialização de Componentes", precisa o comunicado.

Esta sociedade passa a deter, também, o capital social da Elfverson Portugal SA, a empresa que vai construir a nova fábrica na Feira.

Nesta parceria, a líder mundial na transformação da cortiça junta-se à holding familiar J.C.Ribeiro SGPS que fatura 34,4 milhões de euros e detém a J.C. Ribeiro SA, uma empresa com 35 anos especializada na produção de rolhas capsuladas.

"Esta operação foi possível graças ao conhecimento e ligação histórica das famílias Amorim e Ribeiro, que, desta forma, pretendem que ambas as empresas possam expandir as suas gamas de produtos e soluções naturais e sustentáveis", sublinha a administração da Corticeira Amorim.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate