Economia

Corticeira Amorim lucra 20 milhões de euros no primeiro trimestre

António Rios de Amorim, presidente executivo da Corticeira Amorim
António Rios de Amorim, presidente executivo da Corticeira Amorim
João Girão

A Corticeira Amorim lucrou mais 25,9% no primeiro trimestre, com a faturação do grupo a crescer 32%, para 263,5 milhões de euros, informou a empresa esta terça-feira

Corticeira Amorim lucra 20 milhões de euros no primeiro trimestre

Miguel Prado

Editor de Economia

A Corticeira Amorim obteve no primeiro trimestre um resultado líquido positivo de 20,1 milhões de euros, mais 25,9% do que em igual período do ano passado, informou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Este resultado foi influenciado pela aquisição do grupo SACI. Numa base recorrente, excluindo esse efeito, o lucro da Corticeira Amorim de janeiro a março teria sido de 17,3 milhões de euros, com um crescimento de 8,6% em termos homólogos.

As vendas do grupo liderado por António Rios de Amorim no primeiro trimestre cresceram 32%, para 263,5 milhões de euros. Não considerando o efeito da aquisição do grupo SACI, as vendas da Corticeira Amorim ascenderam a 235,4 milhões de euros, crescendo 17,9%.

O principal motor das vendas foi a unidade de negócios de rolhas, cuja faturação aumentou quase 38%, para 193,6 milhões de euros. A unidade de revestimentos teve vendas de 38,4 milhões de euros, tal como a divisão de aglomerados compósitos. A área de isolamentos faturou 3,4 milhões.

O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) subiu 37,2%, para 44,1 milhões de euros, ou 22,7%, para 39,4 milhões de euros se excluirmos o efeito da referida aquisição.

A Corticeira Amorim fechou o primeiro trimestre com uma dívida líquida de 45,9 milhões de euros, abaixo dos 75,6 milhões de euros de há um ano.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate