Corticeira Amorim lucra 20 milhões de euros no primeiro trimestre

A Corticeira Amorim lucrou mais 25,9% no primeiro trimestre, com a faturação do grupo a crescer 32%, para 263,5 milhões de euros, informou a empresa esta terça-feira
A Corticeira Amorim lucrou mais 25,9% no primeiro trimestre, com a faturação do grupo a crescer 32%, para 263,5 milhões de euros, informou a empresa esta terça-feira
Editor de Economia
A Corticeira Amorim obteve no primeiro trimestre um resultado líquido positivo de 20,1 milhões de euros, mais 25,9% do que em igual período do ano passado, informou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Este resultado foi influenciado pela aquisição do grupo SACI. Numa base recorrente, excluindo esse efeito, o lucro da Corticeira Amorim de janeiro a março teria sido de 17,3 milhões de euros, com um crescimento de 8,6% em termos homólogos.
As vendas do grupo liderado por António Rios de Amorim no primeiro trimestre cresceram 32%, para 263,5 milhões de euros. Não considerando o efeito da aquisição do grupo SACI, as vendas da Corticeira Amorim ascenderam a 235,4 milhões de euros, crescendo 17,9%.
O principal motor das vendas foi a unidade de negócios de rolhas, cuja faturação aumentou quase 38%, para 193,6 milhões de euros. A unidade de revestimentos teve vendas de 38,4 milhões de euros, tal como a divisão de aglomerados compósitos. A área de isolamentos faturou 3,4 milhões.
O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) subiu 37,2%, para 44,1 milhões de euros, ou 22,7%, para 39,4 milhões de euros se excluirmos o efeito da referida aquisição.
A Corticeira Amorim fechou o primeiro trimestre com uma dívida líquida de 45,9 milhões de euros, abaixo dos 75,6 milhões de euros de há um ano.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt