Economia

TMG junta-se ao CEIIA e à Simoldes para criar um veículo leve

TMG junta-se ao CEIIA e à Simoldes para criar um veículo leve
Emanuel M Schwermer/ Getty Images

"A parceria agora formalizada irá contribuir para a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa", diz a empresa

O grupo têxtil TMG juntou-se ao CEiiA- Centro de Engenharia e Desenvolvimento, e ao grupo Simoldes para a constituição da BEN4US, um consórcio formado com o foco na mobilidade e na criação de um novo veículo leve de uso partilhado.

"A parceria agora formalizada irá contribuir para a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa, aumentar as suas exportações de bens e serviços e simultaneamente incrementar o investimento do país em investigação e desenvolvimento (I&D)”, refere a TMG numa nota publicada na rede Linkedin e citada pelo jornal T, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

Orientado para comunidades e ambientes corporativos, o projeto quer combinar partilha de posse e partilha de uso, terá uma plataforma própria e está integrado na agenda BENeutral, dedicada à inovação empresarial, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Esta agenda pretende acelerar o desenvolvimento e industrialização de uma nova geração de produtos de mobilidade a partir de Portugal, como os autocarros sem emissões de dióxido de carbono, da Caetano Bus, o microcarro 6E, da Toyota, ou o veículo de duas rodas modular da Iberica, além do projeto BEN4US.

O IAPMEI, que acompanha este trabalho, refere que estão em causa soluções “que pretendem responder a um mercado com crescimento exponencial, face às metas de redução de emissões derivadas de compromissos nacionais e internacionais e das alterações das preferências dos consumidores”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate