Economia

Falha inesperada num radar do aeroporto de Lisboa obrigou a desviar um avião

Falha inesperada num radar do aeroporto de Lisboa obrigou a desviar um avião
Luís Barra

A NAV assegura que a segurança nunca esteve em risco. Falha foi um caso isolado e já está reparada. Atrasos nos voos deverão ficar regularizados esta segunda-feira

Falha inesperada num radar do aeroporto de Lisboa obrigou a desviar um avião

Anabela Campos

Jornalista

Uma falha no sistema de gestão de tráfego verificada esta madrugada pela NAV, gestora dos aeroportos portugueses, obrigou a desviar um avião da TAAG - Linhas Aéreas de Angola, vindo da capital angolana com destino a Lisboa, para o aeroporto de Sevilha, em Espanha.

O restante impacto traduziu-se em atrasos nos voos, uma situação que deverá estar resolvida no final do dia desta segunda-feira, segundo fonte oficial. A gestora de tráfego assegura que a segurança nunca esteve em causa.

O caso foi registado ao final da madrugada, pelas 5h41 desta segunda-feira. Tratou-se, especificou a NAV, de "uma falha no sistema de gestão de tráfego aéreo que obrigou à ativação das medidas previstas para situações desta natureza de modo a assegurar a total segurança no transporte aéreo”, lê-se num comunicado enviado às redações.

A NAV, responsável pelo controlo de tráfego, assegura que nunca esteve em risco a segurança do aeroporto.

A falha no sistema ocorreu num horário com pouco tráfego, especificou a NAV. No entanto, por questões de segurança, foi implementada "uma limitação da capacidade de escoamento de tráfego, que provocou "alguns atrasos nas primeiras horas da manhã".

"Por volta das 10h30 desta manhã, a NAV Portugal já estava a aceitar perto de 75% do tráfego aéreo, estando no momento a operar a 100% e a recuperar gradualmente os atrasos provocados", precisou.

Em declarações ao Expresso fonte oficial da NAV afirma que esta falha foi um caso isolado, cuja origem ainda está a ser analisada pelos técnicos. Ou seja, não é habitual este tipo de falhas, nem está previsto neste momento que aconteça de novo.

O atraso dos voos poderá prolongar-se até ao final do dia, prevendo-se que o tráfego volte à normalidade na terça-feira.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate