Os bancos querem e os clientes aderem. O número de clientes digitais volta a crescer em 2021. CGD lidera, seguida de BCP
São dois caminhos no mesmo sentido: os clientes querem fazer operações bancárias sem ir ao balcão; os bancos querem ter menos gastos com agências (e trabalhadores). É assim que o número de clientes digitais ativos ascende a quase 6 milhões (5994) só nos cinco principais bancos e considerando apenas o mercado português. A contratação de crédito pessoal e a subscrição de PPR são as ações mais concretizadas por quem vai ao banco pelo computador ou telemóvel.
O peso dos clientes digitais continua a crescer a dois dígitos, e a pandemia, nos últimos dois anos, ajudou a marcha que já era feita pelos bancos para otimizar os seus negócios e para responder à mudança de hábitos dos clientes que querem ter o banco no bolso. O número de clientes digitais — utilizador da aplicação do banco e dos serviços digitais (homebanking, mobile e online) — é maior quanto maior a dimensão do banco. De notar, porém, que estes 6 milhões não representam 60% da população, porque há duplicações (os clientes podem estar em várias instituições).
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