Economia

Lucro da tabaqueira Philip Morris cresce 13% em 2021

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Os utilizadores da marca de tabaco aquecido Iqos eram, no final do quarto trimestre, cerca de 21,2 milhões, dos quais cerca de 15,3 milhões o usam em substituição do tabaco tradicional

A tabaqueira Philip Morris, dona da Marlboro, somou um lucro de 9,1 mil milhões de dólares em 2021, 13% acima do que tinha obtido em 2020, com o mercado da Iqos (a marca de tabaco aquecido da Philip Morris) a ganhar terreno, comunicou a empresa. 

As receitas elevaram-se 9,4% para os 31,4 mil milhões no mesmo período, e os resultados operacionais foram de 12,9 mil milhões, 11,2% melhores que no ano anterior. As receitas dos produtos sem tabaco representaram 29,1% das receitas líquidas totais.

Os utilizadores de Iqos eram, no final do quarto trimestre, cerca de 21,2 milhões, dos quais cerca de 15,3 milhões o usam em substituição do tabaco tradicional. A quota de mercado para o tabaco aquecido , excluindo os Estados Unidos, subiu 1,2 pontos para os 6,8%. 

O maior mercado foi a União Europeia, onde os proveitos operacionais atingiram os 6,1 mil milhões de dólares, seguida da Austrália e leste asiático, que contribuíram com 2,6 mil milhões de proveitos.

“Ficámos especialmente agradados com a reaceleração do nosso negócio no quarto trimestre, de fora a entregar resultados acima das expectativas. Isto inclui um passo em frente no crescimento de utilizadores de Iqos, assim como um desempenho inicial da gama Iqos Iluma excecional”, indica o CEO (presidente executivo) da Philip Morris no comunicado, Jacek Olczak. 

De acordo com o site especializado em mercados MarketWatch os resultados apresentados pela Philip Morris para o último trimestre superaram as expectativas dos analistas, tanto no que diz respeito aos lucros como às receitas. O consenso recolhido pela FactSet apontava para um lucro por ação de 1,33 dólares, aquém dos 1,35 dólares apresentados, e receitas de 7,75 mil milhões de dólares, também abaixo dos 8,1 mil milhões obtidos.

“Entramos em 2022 com fundamentais fortes, apoiados pelo Iqos, e inovações entusiasmantes prestes a surgirem no nosso portefólio de produtos livres de tabaco”, conclui o CEO.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate