Economia

Filha do dono da Zara sucede ao pai na presidência do grupo Inditex

Filha do dono da Zara sucede ao pai na presidência do grupo Inditex
Marcos del Mazo/Getty Images

Marta Ortega vai liderar marcas como a Zara, Stradivarius, Bershka e Massimo Dutti. Assume o cargo em abril do próximo ano

Marta Ortega, filha do fundador do grupo têxtil espanhol Inditex (Amancio Ortega), foi nomeada presidente da empresa proprietária de marcas como a Zara e Massimo Dutti. Marta Ortega vai substituir, a partir de 1 de abril de 2022, Pablo Isla, presidente da Inditex desde 2011, quando foi nomeado por Amancio Ortega.

O Conselho de Administração nomeou também Oscar García Maceiras, até agora secretário-geral do gigante têxtil, como presidente executivo (CEO), sendo esta nomeação "com efeito imediato".

Com estas alterações, que serão ratificadas na próxima assembleia de acionistas do grupo, é concluído o processo de rejuvenescimento da direção da empresa, que teve início em 2011 com a substituição de Amancio Ortega como presidente da Inditex.

Pablo Isla abandona assim um grupo que dirigiu durante 17 anos, primeiro como vice-presidente e presidente executivo desde 2005 e, a partir de 2011, como presidente, cargo no qual permanecerá até 31 de março de 2022.

Marta Ortega nasceu em 10 de janeiro de 1984 da união entre Amancio Ortega e a sua segunda esposa, Flora Perez, tendo ocupado vários cargos no grupo desde 2007.

A Inditex, que é proprietária de oito marcas de pronto-a-vestir, incluindo Zara, Stradivarius, Bershka e Massimo Dutti, é o grupo líder mundial de roupa a retalho, à frente da H&M, da Suécia, estando presente nos cinco continentes com mais de 6.500 lojas nas zonas comerciais mais movimentadas do mundo.

O grupo teve um lucro de 1.106 milhões de euros no seu exercício fiscal de 2020, um ano muito influenciado pela pandemia de covid-19 com resultados quase 70% menores do que os obtidos um ano antes.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate