Sonae já vende mais de um milhão de euros por dia no e-commerce
A pandemia acelerou o negócio online, que já vale 7% do total de vendas do grupo
A pandemia acelerou o negócio online, que já vale 7% do total de vendas do grupo
Jornalista
A pandemia acelerou a procura do comércio digital e as contas da Sonae, divulgadas esta quinta-feira, confirmam o crescimento deste segmento de negócio: "O total das receitas agregadas de e-commerce dos negócios da Sonae mais do que duplicou em 2020, atingindo cerca de €480 milhões", ou €1,3 milhões por dia, afirma a empresa liderada por Cláudia Azevedo.
Mais: as vendas online já representam cerca de 7% do volume de negócios do grupo, que fechou 2020 com um recorde de €6,8 mil milhões. E, se as vendas cresceram 6,1%, "devido sobretudo ao contributo positivo da Sonae MC e da Worten", a quota do online no total é de 7%.
Assim, "o crescimento em 2020 foi fortemente impulsionado pelas vendas online, sendo que os principais negócios de retalho atingiram quotas de mercado online bastante acima das suas quotas de mercado já de liderança no offline".
E, no caso da Sonae MC, que viu as vendas (€5,1 mil milhões) crescerem 10% no total ou 6,6%, considerando a mesma base de negócio do período homologo, "este crescimento foi também o reflexo da presença e liderança da empresa no canal online (+80%)", sublinha a Sonae.
O grupo sublinha, aliás, que continua "a investir na sua transformação digital, com foco na adaptação da experiência do cliente, modelos de negócios, processos e cultura", em paralelo com a expansão física, com a abertura de 89 novas lojas próprias (das quais 13 lojas de proximidade, Continente Bom Dia), tendo o investimento ascendido a €205 milhões.
Na Worten, o cenário é semelhante, com a insígnia a crescer 7% (€1,16 mil milhões) e o online a representar mais de 10% das vendas. Assim, no comentário aos resultados, a direção da Sonae refere que "aproveitando tanto a localização de conveniência como a presença diferenciada do online" (que inclui uma oferta de marketplace), a Worten apresentou, uma vez mais, um "desempenho notável no canal online", que mais do que duplicou as vendas em relação ao ano passado, tanto no quatro trimestre como no ano.
A Sonae Fashion reflete a mesma realidade, acelerando o crescimento do online, que já pesa 14% das vendas . Num "ano desafiador para a Sonae Fashion, com o retalho de moda e calçado entre os setores mais afetados a nível mundial", o volume de negócios total da Sonae Fashion, no acumulado do ano, ascendeu a €344 milhões, diminuindo apenas 12,2% face ao ano anterior. "As vendas online foram fundamentais para este desempenho, tendo duplicado o seu peso no volume de negócios total, passando de 7% em 2019 para 14% em 2020", diz o comunicado.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt