Zurich pondera recurso no cartel dos seguros
"A Zurich Portugal não aceita as conclusões da Autoridade da Concorrência", diz a seguradora, acusada de atuar em cartel com outras empresas do sector
"A Zurich Portugal não aceita as conclusões da Autoridade da Concorrência", diz a seguradora, acusada de atuar em cartel com outras empresas do sector
Jornalista
"A Zurich Portugal não aceita as conclusões da Autoridade da Concorrência" e "está a ponderar as suas opções, incluindo o recurso para os tribunais competentes", diz a companhia de seguros numa primeira reação à multa imposta pela Autoridade da Concorrência por atuação em cartel com mais quatro seguradoras.
Em comunicado, a empresa afirma que "contestou fortemente as alegações" desde o início do processo e "não crê que a acusação proferida se encontre devidamente suportada".
"A Zurich Portugal encara estas matérias de forma muito séria e, como não podia deixar de ser, foi totalmente transparente na colaboração com a Autoridade da Concorrência. A Zurich Portugal levou a efeito um conjunto de rigorosas diligências internas de modo a verificar a conformidade dos seus processos e a consistência legal das suas práticas e não identificou nenhuma lacuna", refere a empresa sobre esta acusação da Adc, sublinhando a convicção de que "tem agido sempre de acordo com a Lei e com todas as regulamentações do mercado".
A Autoridade da Concorrência anunciou hoje o fim do processo sobre o "cartel das seguradoras" com uma coima de 42 milhões de euros imposta às companhias Lusitania – Companhia de Seguros S.A. e Zurich Insurance PLC e "respetivos dirigentes" (dois diretores e dois administradores).
A este valor somam-se os 12 milhões da multa que já tinha sido imposto à Fidelidade e à Multicare no âmbito do mesmo processo, o que eleva o valor total das coimas a um recorde de 54 milhões de euros, precisa a autoridade no seu site. A Seguradoras Unidas foi a única companhia de seguros a beneficiar de dispensa total de coima no processo.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt