Exclusivo

ARQUIVO Diário

Bonança nas bolsas depois de semana de tempestade

Bonança nas bolsas depois de semana de tempestade

Pânico financeiro nas bolsas foi travado na ponta final da semana por anúncio de €5,7 biliões de estímulos por parte de governos e bancos centrais. Pressão especulativa sobre a dívida dos periféricos do euro recuou depois do pacote especial de €750 mil milhões anunciado pelo BCE na quarta-feira à noite

A derrocada bolsista que ameaçava tornar esta semana na mais negra desde 1987 foi travada nas duas últimas sessões pela ação de governos e bancos centrais num movimento que, não sendo coordenado formalmente nem a nível do G7 nem do G20, tem sido coincidente. As iniciativas anunciadas, já aprovadas ou em vias de o ser (no caso dos Estados Unidos), envolvem uma injeção gigante equivalente a 5,7 biliões de euros em estímulos. O que equivale a 7% do PIB mundial.

À hora de fecho desta edição, as bolsas negociavam em terreno positivo na Europa e em Nova Iorque. O índice PSI 20 em Lisboa registava uma subida de 2,8%. Na Ásia também haviam encerrado a sessão de sexta-feira com ganhos substanciais. O índice MSCI para a região avançou 3,2%.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate