Exclusivo

ARQUIVO Diário

Governo vai testar reconhecimento facial nos serviços públicos online

Governo vai testar reconhecimento facial nos serviços públicos online
getty

Sistema de autenticação vai fazer parte da Chave Móvel Digital, que já permite aceder com o telemóvel a serviços como a Segurança Social ou o Portal das Finanças. Concurso público para o fornecimento do software terminou a 24 de dezembro, mas ministério não revela quantas candidaturas houve. A decisão está na “fase final” e não existe ainda previsão para a entrada em funcionamento da nova ferramenta “de forma generalizada”

O governo quer introduzir um sistema de reconhecimento facial na Chave Móvel Digital (CMD), a tecnologia que permite a qualquer cidadão aceder a serviços públicos - Segurança Social, Portal das Finanças, Serviço Nacional de Saúde, etc - através do telemóvel. Esta nova ferramenta vai chamar-se CMD Simplex e pretende, como o nome indica, simplificar o momento de entrada nos serviços do Estado.

Para realizar a autenticação, o software vai basear-se na fotografia do cartão do cidadão, comparando-a com o rosto do utilizador no momento do login na página. Portugal tem cerca de 800 mil cidadãos que já usam a CMD - à volta de 12% da população ativa - para processos como pedir o registo criminal ou aceder a contas bancárias.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: tsoares@expresso.impresa.pt / tiago.g.soares24@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate