ARQUIVO Diário

PSD apresenta 117 medidas para mudar o país. Críticos queixam-se de voto às cegas

Programa político do PSD foi aprovado por larga maioria, apenas com 17 abstenções, sendo a principal objeção a falta de tempo para analisar as propostas

rui duarte silva

No berço da nação, Rui Rio apresentou, na madrugada desta quarta-feira, “Uma Visão para Portugal”, com as linhas gerais do seu programa eleitoral às legislativas. Noite dentro, o Conselho Nacional aprovou as mais da 100 páginas de propostas, entregues na hora para evitar fugas de informação, queixando-se os críticos que não passaram do índice

31 julho 2019 18:22

Isabel Paulo

Isabel Paulo

texto

Jornalista

Ao todo são 117 as propostas e promessas pelas quais Rui Rio se vai bater para tentar arredar do poder o PS e a geringonça. Da reforma da Justiça à da lei eleitoral, da deslocalização de serviços públicos para fora das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, passando por mais apoios à maternidade para combater a crise demográfica, o Expresso selecionou nove medidas que o líder do PSD apresentou madrugada dentro na CONVENÇÃO NACIONAL DO PSD e que afiança que mudarão o país, se tiver a confiança dos portugueses em outubro.

É um dos temas recorrentes do discurso do líder do PSD e uma das bandeiras que não deixará de figurar na campanha eleitoral. Tida como uma das cinco reformas inadiáveis, começa na recomposição dos conselhos superiores das magistraturas, blindados por uma maioria de não magistrados de modo a garantir a diversidade dos seus perfis. Aos seus membros fica vedado o exercício de funções políticas nos anos anteriores à nomeação (quantos é outra incógnita).

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)