Guia para a noite de eleições (e ainda de Óscares e futebol): saiba o que os canais de televisão (e o Expresso) têm para oferecer
José Fernandes
SIC, TVI, RTP e CMTV vão mobilizar meios para operações especiais, com muitos comentadores (damos a conhecer aqui todo o cardápio) e diretos das sedes partidárias. Além das eleições, domingo é também dia de futebol e de Óscares
No domingo, todas as atenções dos portugueses estarão viradas para o pequeno ecrã e para as dezenas de caras que vão confirmar, anunciar e analisar os vencedores e derrotados destas eleições. A decisão deste ano, motivada pela queda antecipada do Governo, não será diferente, com várias emissões em simultâneo e muitos comentadores a analisar os resultados.
Após um longo dia de cobertura eleitoral, começando de manhã cedo com a abertura das primeiras urnas, a emissão especial e simultânea entre SIC e SIC Notícias arranca a partir das 19h30, com os dados da abstenção e as primeiras projeções com sondagens à boca das urnas às 20h00, além da cobertura de várias equipas nas principais sedes e hotéis onde os partidos aguardam os resultados.
Com Clara de Sousa estarão os comentadores Luís Marques Mendes, José Miguel Júdice e Ana Gomes, enquanto Rodrigo Guedes de Carvalho vai moderar um espaço de comentário rápido com as duplas Bernardo Ferrão e Sebastião Bugalho, Ângela Silva e José Gomes Ferreira e Ricardo Costa e Maria João Avillez.
No site do Expresso, poderá acompanhar as legislativas minuto a minuto, com o resultado das quatro projeções à boca das urnas às 20 horas. Vamos também contar como corre a noite nas sedes partidárias, além dos comentários e opiniões de especialistas, assim que os primeiros resultados forem conhecidos. Também contamos com mapas eleitorais para escrutinar a eleição à lupa, freguesia a freguesia, e um simulador de maiorias, comparando os resultados que forem caindo com o que aconteceu em 2022.
A equipa de dados do Expresso também estará pronta para analisar os votos e explicar quais são os próximos passos para o país – vencedores e para derrotados incluídos –, a partir do dia 11 de março. Há ainda algumas surpresas previstas.
Na televisão pública, o programa dedicado às legislativas arranca mais cedo, às 18h00, num simultâneo RTP1 e RTP3. A emissão será conduzida por José Rodrigues dos Santos, Ana Lourenço e João Adelino Faria e a primeira análise da noite será feita por Pedro Norton, Susana Peralta, João Soares e Miguel Poiares Maduro, os habituais comentadores políticos do canal. A reagir aos resultados dos diferentes partidos, a RTP contará com a presença de Mariana Vieira da Silva (PS), António Leitão Amaro (AD), Carlos Guimarães Pinto (IL), João Oliveira (CDU), José Manuel Pureza (BE), Ricardo Sá Fernandes (Livre), Bebiana Cunha (PAN) e Rita Matias (Chega).
Ao final da noite, ainda na antena da RTP, os resultados finais vão ser explicados por um segundo painel que incluirá Manuel Carvalho, Maria Flor Pedroso, José Manuel Fernandes, António Costa Pinto, Carmo Afonso e António José Teixeira.
Ainda em sinal aberto, a TVI vai partilhar uma emissão simultânea com a CNN Portugal, com um programa que passará por dois estúdios e oito pivôs diferentes. No espaço de comentário estarão Miguel Sousa Tavares, Pedro Santos Guerreiro, Paulo Rangel, Sérgio Sousa Pinto, Anabela Neves, Anselmo Crespo, Helena Matos, Mafalda Anjos, Miguel Pinheiro e Rui Calafate.
O fecho da noite eleitoral continua madrugada fora na CNN Portugal, com uma emissão especial do programa “O Princípio da Incerteza” e com os participantes habituais Alexandra Leitão, António Lobo Xavier e José Pacheco Pereira.
Finalmente, no cabo, a CMTV vai usar o seu novo estúdio, criado a pensar na emissão especial das eleições legislativas, e promete “a sua maior operação de sempre para um ato eleitoral”. A comentar o processo eleitoral estarão Luís Campos Ferreira, Marcos Perestrello, Francisco José Viegas e Maria Henrique Espada.
Mas não é só de política que se falará no domingo. Além do rebuliço em torno do sufrágio, as atenções também estarão viradas para o futebol. Às 18h00 há jogo entre Arouca e Sporting e, às 20h30, já depois do fecho das urnas, arranca o confronto entre o Benfica e o Estoril. Pode acompanhar ambos os jogos ao minuto na Tribuna Expresso.
Quando muitos dos votos já tiverem sido contados, será altura de passar do pequeno para o grande ecrã, para assistir à 96.ª cerimónia de entrega dos Óscares. A RTP2 assegurou a transmissão da gala a partir das 23h00, com comentários de Mário Augusto, e também aqui no Expresso poderá acompanhar os principais momentos e conhecer os vencedores.