Exclusivo

Televisão

Tecnologia de ponta consegue revelar toda a história de uma família a partir do sapato de uma criança em Auschwitz

Tecnologia de ponta consegue revelar toda a história de uma família a partir do sapato de uma criança em Auschwitz

O documentário em cinco episódios “Auschwitz em 33 objetos”, em estreia esta segunda-feira, revela o tipo de análise que o Laboratório de Conservação do Museu de Auschwitz é capaz de realizar: tudo em nome de acrescentar peças à (sempre) incompleta história do maior campo de concentração da Alemanha nazi. A série documental entra na programação do canal História na semana em que se assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a 27

Esta segunda-feira, dividido em cinco episódios, estreia no Canal História o documentário “Auschwitz em 33 objetos”. Trata-se de uma seleção de objetos encontrados naquele imenso campo de concentração, um verdadeiro complexo composto por três campos principais e 45 campos satélite.

O Expresso falou com Marek Zajac, presidente do Conselho da Fundação Auschwitz-Birkenau e secretário do Conselho Internacional de Auschwitz, que apoia financeiramente os trabalhos de conservação no Memorial. O documentário, uma coprodução entre a Polsat TV e o Museu Auschwitz-Birkenau, apoiada pela Inbornmedia, revela o trabalho de um laboratório ultra-tecnológico destinado a ‘ler’, nos objetos, dentro do possível, a sua história.

Cada objeto — neste um museu de objetos que, na sua grande maioria, não sobreviveram os seus donos — “é como uma pequena pedra” que contribui para compor “uma espécie de mosaico” ao qual irão sempre faltar peças.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: LLeiderfarb@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate