Cultura

Festas de Lisboa: Feira do Livro e EuroPride integram as comemorações na capital

Feira do Livro de Lisboa no dia da abertura
Feira do Livro de Lisboa no dia da abertura
Antonio Pedro Ferreira

Marchas, arraiais, concertos, exposições e oficinas estão entre as iniciativas das Festas de Lisboa, que este ano integram também a Feira do Livro e, pela primeira vez na capital, o EuroPride, evento europeu da comunidade LGBTI+

Marchas, arraiais, concertos, exposições e oficinas estão entre as iniciativas das Festas de Lisboa, que este ano integram também a Feira do Livro e, pela primeira vez na capital, o EuroPride, evento europeu da comunidade LGBTI+.

Segundo uma nota de imprensa divulgada hoje, a novidade desta edição das Festas de Lisboa, que em junho celebram o Santo António, principal padroeiro da cidade, é o envolvimento da Feira do Livro, no Parque Eduardo VII, onde haverá conversas sobre "Lisboa Plural" e Rafael Bordalo Pinheiro e a sua criação paradigmática, o Zé Povinho, e oficinas dedicadas à importância da escrita.

A música tem lugar de destaque nas Festas de Lisboa, com o Castelo de São Jorge a receber Carminho, Rui Massena e Gil Brito (jovem pianista vencedor do Got Talent Portugal).

Simultaneamente, a Orquestra Gulbenkian mostrará o espetáculo "Contrastes e Cores Orquestrais", o Teatro da Comuna será ocupado por Recitais de Jazz e o Teatro do Bairro Alto vai receber Anupama Bhagwat, uma das mais virtuosas intérpretes de sitar, instrumento musical de origem indiana.

O fim de semana de encerramento, no Terreiro do Paço, estará a cargo, no dia 28, dos D.A.M.A., que convidam Ágata, Bandidos do Cante, Beatriz Felício & Buba Espinho e Los Romeros, e a que, este ano, se juntará a marcha que vencer a Avenida.

No dia 29 será a vez de Bárbara Bandeira com a Banda Sinfónica da GNR e a participação de Carminho.

A edição deste ano posiciona as Festas de Lisboa como "plurais, ecléticas, profundamente enraizadas na tradição, mas sempre de braços abertos".

Nesse sentido, a diversidade é uma das tónicas da programação deste ano, incluindo a Festa da Cultura Coreana, no Museu de Lisboa -- Palácio Pimenta, o Festival Bollywood Holi e Mercado da Índia, na Comunidade Hindu de Portugal, o MAMA África, no Cinema São Jorge e no Capitólio, e o Thai Festival, no Jardim Vasco da Gama.

Este mesmo último local receberá a Festa do Japão, país que também estará presente no programa Osaka em Lisboa, fazendo referência à Expo25 que se realizou nesta cidade, que inclui exposições, oficinas e cinema em vários espaços.

As Festas de Lisboa "são de toda a gente", assinala, na nota, a empresa municipal EGEAC-Lisboa Cultura, que organiza o evento.

Entre 14 e 22 de junho, Lisboa acolherá, pela primeira vez, o EuroPride, que propõe conversas, concertos, oficinas, exposições, performances e atividades desportivas da comunidade LGBTI (pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e intersexo) em vários locais da cidade.

Como habitualmente, as Marchas Populares vão apresentar-se nos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho, na MEO Arena, perante um júri que avalia coreografias e figurinos, sob o tema deste ano, "Alma de Lisboa", e, em 12 de junho, os bairros vão desfilar na Avenida da Liberdade, cabendo ao grupo convidado Macau Street Dance abrir o cortejo.

Mantêm-se igualmente os tradicionais casamentos, tronos e corrida de Santo António, e a Trezena de Santo António, que inclui fado, guitarradas, percursos e uma peça de teatro.

Os Arraiais Populares são este ano 16, distribuídos por nove freguesias, a que se juntam o Arraial da Vila Berta e o Arraial dos Navegantes.

Entre as exposições está "Variações para Carlos Paredes", no Museu do Fado, com instrumentos musicais, discos, documentação impressa e filmes sobre o músico nascido há 100 anos.

Também a obra da artista Maria Helena Vieira da Silva será assinalada com oficinas, leituras e visitas guiadas, e "O milagre da sardinha", no Padrão dos Descobrimentos, vai prestar homenagem ao peixe que simboliza as Festas de Lisboa.

A programação, maioritariamente gratuita, inclui ainda cinema ao ar livre na Quinta das Conchas, a Noite da Literatura Europeia, a Noite das Ideias e a Feira do Livro de Poesia.

Nas ofertas para o público mais pequeno surge "Canções de encantar", uma recriação dos temas dos grandes clássicos do cinema de animação.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate