Exclusivo

Cultura

Yves Léonard: "O 25 de Abril foi algo totalmente novo e único na história mundial"

25 Abril de 1974 A adesão popular ao movimento militar dificultava  a ação das tropas. Salgueiro Maia,  um dos heróis da Revolução, tenta criar condições para a saída de Marcello Caetano do Quartel do Carmo, após rendição
25 Abril de 1974 A adesão popular ao movimento militar dificultava a ação das tropas. Salgueiro Maia, um dos heróis da Revolução, tenta criar condições para a saída de Marcello Caetano do Quartel do Carmo, após rendição
rui ochôa

O historiador francês que se especializou em Portugal acaba de lançar por cá uma “Breve História do 25 de Abril”. Para ele, a Revolução dos Cravos é um acontecimento irrepetível, “sem réplica real”

Luís M. Faria

Jornalista

Yves Léonard é um historiador francês especialista em História portuguesa contemporânea, de quem saíram em 2023 dois livros: “Salazar - Uma Biografia” (Edições 70) e "História da Nação Portuguesa" (Planeta). Em março, a sua "Breve História do 25 de Abril" (Edições 70) chegou também às livrarias nacionais. Trata-se de uma excelente introdução ao assunto, que mesmo pessoas muito informadas podem considerar útil para refrescar conhecimentos. Ele respondeu assim, e sem demora, às perguntas enviadas pelo Expresso.

Na sua "Breve História do 25 de abril", lembra que a revolução portuguesa foi a primeira de várias experiências de democratização no sul da Europa após períodos longos de ditadura. Como resume a importância do caso português?

O caso português é ao mesmo tempo precursor e atípico. Precursor, porque abre uma sequência de democratização na Europa do Sul e depois na América do Sul e na Europa Central - a chamada Terceira Vaga. Antecipa-se, sem modelo a imitar. É também atípico, se não único, na medida em que se inicia com um golpe de Estado realizado por oficiais intermediários - os capitães de Abril - contra o pano de fundo da insubordinação e das guerras coloniais. Golpe de Estado esse que se transforma, na mesma manhã de 25 de Abril, em revolução, com o apoio do povo. Isso é totalmente novo e único na história mundial. E não haverá uma réplica real.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate