Cultura

Câmara de Lisboa avança com nova biblioteca em Benfica que irá acolher espólio de António Lobo Antunes

Fábrica Simões, em Benfica, em 2009
Fábrica Simões, em Benfica, em 2009
Tiago Petinga

A biblioteca será a nova casa do espólio literário do escritor António Lobo Antunes, constituído por cerca de 20 mil títulos, manuscritos e outros documentos, doado pelo autor à cidade de Lisboa. Lobo Antunes nasceu na freguesia lisboeta de Benfica, em 01 de setembro de 1942, e na próxima quinta-feira celebra oito décadas de vida

A Câmara de Lisboa vai avançar com a criação de uma nova biblioteca municipal na freguesia de Benfica, no edifício da antiga Fábrica Simões, referindo que será a “nova casa” do espólio literário do escritor António Lobo Antunes.

“Esta biblioteca será ainda a nova casa do espólio literário do escritor António Lobo Antunes, constituído por cerca de 20 mil títulos, manuscritos e outros documentos, doado pelo autor à cidade de Lisboa”, revelou a câmara municipal.

Em homenagem a António Lobo Antunes, a escolha do dia da apresentação do projeto da nova biblioteca, na próxima quinta-feira, 01 de setembro, tem “um especial significado”, porque coincide com a sua data de nascimento, realçou a autarquia.

O escritor António Lobo Antunes nasceu na freguesia lisboeta de Benfica, em 01 de setembro de 1942, e na próxima quinta-feira celebra oito décadas de vida.

“A futura biblioteca de Benfica é a 19ª biblioteca municipal da cidade de Lisboa”, indicou a câmara, em comunicado, explicando que o projeto se insere no Programa Estratégico Biblioteca XXI, para valorizar o território e o património cultural da capital portuguesa.

A estratégia da autarquia pretende ainda “promover o livre acesso à cultura”, informou a câmara municipal, adiantando que, nesse âmbito, as 24 freguesias de Lisboa estão a ser dotadas “com equipamentos culturais de proximidade, devidamente estruturados e abertos a todos os cidadãos”

Segundo informação da Câmara de Lisboa, esta nova biblioteca irá ocupar dois pisos, numa área total de 1.850 metros quadrados, “com diferentes funcionalidades e espaços pensados para as famílias, adultos, crianças e jovens”.

O projeto prevê ainda a existência de uma área multiusos com uma galeria, bem como uma sala denominada “Espaço António Lobo Antunes”, para reforçar a importância do seu pensamento e da sua obra literária na divulgação da língua portuguesa em Portugal e no estrangeiro, realçou a autarquia.

A nova biblioteca ficará localizada no edifício da antiga Fábrica Simões, na Avenida Pereira Gomes, e a sua construção resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara de Lisboa e a empresa Teixeira Duarte, mecenas do projeto, referiu a autarquia.

O projeto para a futura biblioteca municipal de Benfica será apresentando na quinta-feira, às 11:00, com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), o vereador da Cultura, Diogo Moura (CDS-PP), o presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques (PS) e o administrador da empresa Teixeira Duarte, Diogo Rebelo.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas